Topo

Esse conteúdo é antigo

Responsabilidade de caso Daniel Silveira é da Câmara, não do STF, diz Lula

Afonso Oliveira, Ana Carla Bermúdez, Fabio Regula e Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em São Paulo

18/02/2021 12h49

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a responsabilidade de decidir sobre a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) é da Câmara, e não do STF (Supremo Tribunal Federal).

Silveira foi preso na noite de terça-feira (16) por ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes, após publicar um vídeo com ataques aos membros da Corte. Ontem, o plenário do Supremo decidiu por unanimidade manter a prisão do parlamentar. Agora, cabe à Câmara decidir se mantém a decisão do STF ou se mandar soltar o deputado.

"Acho que não é o papel da Suprema Corte mandar prender pessoas, sobretudo um deputado, porque tem foro especializado", disse Lula durante participação no UOL Entrevista na manhã de hoje, conduzido pelo colunista Kennedy Alencar. "E nem ela pode se rebaixar a isso."

Para o petista, é a Câmara que deve decidir o futuro de Silveira, que, na sua opinião, deveria ter o mandato cassado e ser processado criminalmente na Justiça comum.

"Esse cidadão tem de ser punido pelo Congresso Nacional. A Câmara que o julgue, tire o passaporte dele, a imunidade dele, e ele vai aprender a lição", declarou.