Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputado se diz surpreendido com troca de relator do caso Daniel Silveira

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) - DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) Imagem: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

19/02/2021 11h17Atualizada em 19/02/2021 11h40

O deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) disse hoje ter sido surpreendido com a escolha da colega Magda Mofatto (PL-GO) para a relatoria do caso sobre a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ).

Em publicação nas redes sociais, Sampaio, que era apontado como relator do caso que deve ir à votação na tarde de hoje, disse que sua surpresa veio em função de ele ter recebido o convite para a relatoria do próprio presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), com quem conversou por telefone.

"Obviamente fui surpreendido com essa decisão de mudança do relator, ocorrida no final da noite de ontem, quando já estava fazendo a análise de todos os aspectos processuais e de mérito que envolvem a questão do Deputado Daniel", escreveu Sampaio.

Antes de ter o nome ventilado como relator, Sampaio já havia se manifestado nas redes sociais favoravelmente à prisão de Silveira.

Nas mensagens publicadas hoje, o tucano afirmou que, apesar desse posicionamento, iria analisar o caso com a "sensatez e o equilíbrio" necessários.

"Em minhas entrevistas, logo após ter sido indicado como relator, deixei claro que o caso seria analisado com a 'sensatez e o equilíbrio' necessários para uma questão dessa dimensão política e institucional. Não sei se isso preocupou algum partido ou parlamentar. Quero crer que não", declarou.

O deputado afirmou ainda que é prerrogativa do presidente da Câmara indicar o relator e que não lhe cabe criticar a mudança promovida por Lira.

"O presidente da Câmara tem essa prerrogativa e pode, de fato, indicar novo relator. Neste momento de polarização não me cabe criticar a mudança havida, mas trabalhar para que todas as decisões da Câmara favoreçam o fortalecimento da democracia brasileira", escreveu.