Sessão sobre prisão de Daniel Silveira terá voto aberto, diz vice da Câmara
Vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos Rodrigues (PL) detalhou hoje como será a votação sobre a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL). Ele confirmou que a decisão final será tomada por voto aberto, de acordo com a maioria dos parlamentares. E explicou que os deputados não vão julgar se Daniel cometeu crime ou não.
"Decidimos que o voto será aberto e é preciso maioria absoluta para manter prisão, independente do parecer. São necessários 257 votos. Esse é o processamento. A sessão vai abrir duas horas antes para debates, para que se inscrevam a favor ou contra. E ato contínuo vamos para julgamento, com essa regra", explicou Marcelo em entrevista à Globonews.
De acordo com o vice-presidente da Câmara, o que será julgado é se a prisão de Daniel foi legal ou não, independente do ato cometido. O deputado gravou um vídeo no qual atacava o STF (Supremo Tribunal Federal) e foi preso em flagrante, após determinação do Ministro Alexandre de Moraes.
"A Câmara não vai debater se ele cometeu crime com o vídeo.Temos que entender que a Câmara vai decidir se existem pressupostos para a prisão provisória de um parlamentar. Se houve flagrante. Se o crime era inafiançável. Se após a audiência de custódia podemos manter um deputado preso", explicou o deputado.
Marcelo admitiu que a "maioria esmagadora" da Câmara entende que Daniel cometeu um crime. E também criticou as declarações dele.
"Eu acho que a liberdade de expressão, assim como a imunidade parlamentar, são instrumentos da democracia. Elas existem pra proteger a democracia. Portanto não podem ser usadas para quem atacar a democracia e defender ditadura. Ninguém pode dizer que está usando liberdade de expressão para atacar a liberdade de expressão", concluiu Marcelo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.