Topo

Salles cita parques nacionais ao dizer 'tem que privatizar tudo que puder'

Ricardo Salles em foto de setembro de 2020; ministro defende um amplo programa de privatização na área do meio ambiente - José Cruz/AGêNCIA BRASIL
Ricardo Salles em foto de setembro de 2020; ministro defende um amplo programa de privatização na área do meio ambiente Imagem: José Cruz/AGêNCIA BRASIL

Do UOL, em São Paulo

22/02/2021 02h15Atualizada em 22/02/2021 07h32

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, defendeu um programa amplo de privatização, incluindo a concessão de parques por todo o país. A afirmação ocorreu durante entrevista ao programa "Poder em Foco", do SBT, na madrugada desta segunda-feira.

Em uma resposta para Roseann Kennedy, apresentadora do programa, e para o jornalista convidado Afonso Benites, Salles afirmou que o orçamento do ministério é o menor em 21 anos, comprometendo assim ações de fiscalização, e que uma alternativa para enxugar os custos é entregar para a iniciativa privada áreas de preservação, como os parques nacionais.

Temos que privatizar tudo o que pudermos.
Ricardo Salles, no programa "Poder em Foco

Questionado sobre o que é a favor de privatizar, Salles respondeu que prefere usar o termo "melhor eficiência" a "privatização".

"Não vou usar a palavra privatizar, vou usar melhor eficiência e digo, por exemplo, os parques nacionais. Esses espaços precisam de restaurantes, estacionamentos, trilhas, banheiros, segurança e para isso precisa de alguém que saiba fazer bem e que tenha dinheiro para fazer, aí entra o setor privado", disse Ricardo Salles.

O ministro afirmou que "o Brasil está atrasado" e que o país "precisa privatizar", além de afirmar que "o setor privado faz bem e mais barato e por isso que a pauta liberal é necessária no Brasil".