Topo

Esse conteúdo é antigo

Protestos a favor de Bolsonaro têm manifestantes sem máscara e carreatas

Do UOL, em São Paulo

14/03/2021 14h01

Manifestantes em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belém se posicionaram contra governadores e em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na gestão da pandemia de covid-19.

Eles são contra medidas mais duras de isolamento social, usadas para tentar frear a aceleração da pandemia de covid.

Vídeos nas redes sociais mostram carreatas e reuniões, algumas com aglomeração, em que os manifestantes usaram cores da bandeira nacional e, em muitos casos, foram vistos sem máscaras - item importante para evitar a disseminação do coronavírus, conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde).

São Paulo

A manifestação em São Paulo ocorreu na região da Assembleia Legislativa e foi até a avenida Paulista, com gritos contra o governador João Doria (PSDB), inimigo político de Jair Bolsonaro.

Rio de Janeiro

A capital fluminense teve reunião de bolsonaristas em Copacabana, também com cores da bandeira nacional e muitos manifestantes não usando máscara, ou usando de forma incorreta.

Brasília

Centenas de apoiadores de Bolsonaro realizaram carreata na Esplanada dos Ministérios com cobranças aos governadores que têm determinado medidas mais duras de isolamento social em meio ao recrudescimento da pandemia de covid-19 no País.

Os manifestantes também repetem críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e foi visto cartaz pedindo "Intervenção Militar", o que é inconstitucional.

A carreata bolsonarista se concentrou no Museu Nacional às 10h e partiu em direção ao Congresso Nacional. A Polícia Militar do DF impediu que um carro de som estacionasse em frente ao Parlamento, para evitar aglomerações. Embora algumas poucas pessoas estivessem sem máscaras, os organizadores do movimento por diversas vezes orientaram os manifestantes a usarem o equipamento de proteção.

Belo Horizonte

Campo Grande

Belém

Fortaleza

Campinas

São José dos Campos (SP)

*Com Estadão Conteúdo

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.