'Nunca imaginei o nome do Brasil tão destruído no mundo', afirma Nicolelis
O impacto internacional pela falta de combate real ao novo coronavírus danificou a imagem do Brasil no mundo de forma assustadora, diz o médico Miguel Nicolelis. Ao Baixo Clero, diz ter dificuldades de explicar a situação do país para estrangeiros.
Junto da apresentadora Carla Bigatto e dos colunistas Diogo Schelp e Maria Carolina Trevisan, o neurocientista ainda lamentou o impacto na política externa causado pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido).
"Nunca pensei que o nome do Brasil ia ser tão achincalhado, tão desmerecido, tão destruído, vaporizado internacionalmente quanto o que estamos vivendo", diz ele, que morou por anos nos Estados Unidos (veja a partir de 43:40 no vídeo acima).
O cientista define sentir uma "dor profunda" ao ter que falar com médicos ou jornalistas de outros países. Questionamentos o deixam com problemas nas respostas para não jogar a reputação do país fora.
"Do governo, tudo bem [jogar fora]. Os brasileiros que não têm essa convivência no exterior não têm a menor ideia do que estamos passando enquanto imagem de país", diz (ver a partir de 44:20 no vídeo acima).
Nicolelis vai além. "Certos países nem querem nos ajudar por não se sentirem à vontade de ajudar o governo brasileiro", afirma (ver a partir de 44:30 do vídeo acima).
Sem a ajuda internacional nesse momento, com compra de vacinas e cessão ou importação de de medicamentos, avalia como complexo de solucionar a pandemia.
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Baixo Clero, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube —neste último, também em vídeo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.