Topo

'Nunca imaginei o nome do Brasil tão destruído no mundo', afirma Nicolelis

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/03/2021 15h00

O impacto internacional pela falta de combate real ao novo coronavírus danificou a imagem do Brasil no mundo de forma assustadora, diz o médico Miguel Nicolelis. Ao Baixo Clero, diz ter dificuldades de explicar a situação do país para estrangeiros.

Junto da apresentadora Carla Bigatto e dos colunistas Diogo Schelp e Maria Carolina Trevisan, o neurocientista ainda lamentou o impacto na política externa causado pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

"Nunca pensei que o nome do Brasil ia ser tão achincalhado, tão desmerecido, tão destruído, vaporizado internacionalmente quanto o que estamos vivendo", diz ele, que morou por anos nos Estados Unidos (veja a partir de 43:40 no vídeo acima).

O cientista define sentir uma "dor profunda" ao ter que falar com médicos ou jornalistas de outros países. Questionamentos o deixam com problemas nas respostas para não jogar a reputação do país fora.

"Do governo, tudo bem [jogar fora]. Os brasileiros que não têm essa convivência no exterior não têm a menor ideia do que estamos passando enquanto imagem de país", diz (ver a partir de 44:20 no vídeo acima).

Nicolelis vai além. "Certos países nem querem nos ajudar por não se sentirem à vontade de ajudar o governo brasileiro", afirma (ver a partir de 44:30 do vídeo acima).

Sem a ajuda internacional nesse momento, com compra de vacinas e cessão ou importação de de medicamentos, avalia como complexo de solucionar a pandemia.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Baixo Clero, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube —neste último, também em vídeo.