Topo

Esse conteúdo é antigo

Cotado para ser candidato do PSDB em 2022, Eduardo Leite visita FHC

Eduardo Leite visita Fernando Henrique Cardoso em São Paulo: "conselheiro importante" - Reprodução/Twitter
Eduardo Leite visita Fernando Henrique Cardoso em São Paulo: "conselheiro importante" Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

01/04/2021 08h03Atualizada em 01/04/2021 08h04

Cotado para ser candidato do PSDB nas eleições presidenciais de 2022, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, visitou ontem Fernando Henrique Cardoso, correligionário que presidiu o Brasil de 1995 a 2002.

Em uma mensagem no Twitter, Leite publicou a foto do encontro realizado em São Paulo e chamou FHC de amigo e conselheiro importante.

"No dia em que lembramos o golpe de 64, tive a oportunidade de conversar com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (já vacinado!) em SP. Além de toda a sua trajetória política e de ter sido um dos protagonistas na redemocratização, FHC é um amigo e conselheiro importante', escreveu Leite.

Ontem, Eduardo Leite também assinou um manifesto em defesa da democracia ao lado de outros personagens cotados para concorrer à presidência em 2022 no campo da direita e da centro-esquerda.

Entre os signatários do manifesto está o governador de São Paulo, João Doria, que também se coloca como opção do PSDB para a candidatura de 2022. Além deles, assinaram a carta o apresentador Luciano Huck (sem partido), o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), o ex-governador Ciro Gomes (PDT) e o ex-presidente do partido Novo, João Amoedo.

Todos os seis nomes são cotados como potenciais candidatos à presidência buscando um caminho que evite a polarização vista nas eleições de 2018 entre o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o PT, que pode ter a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva em substituição a Fernando Haddad.

Oposição a Bolsonaro

Em entrevista recente ao UOL, Fernando Henrique Cardoso comentou sobre uma eventual disputa entre Doria e Leite pelo posto de candidato do PSDB e sobre a possibilidade de o partido integrar uma frente ampla sem estar na cabeça de chapa.

"[Doria e Leite] terão dificuldade de fazer oposição ao governo. Se não tiver oposição, não ganha. Parecido com parecido, melhor quem já está", disse FHC no UOL Entrevista, conduzido pelo colunista Tales Faria.

"Se achar [um novo nome para ser candidato dentro do PSDB], é melhor, mas pode ser que não tenha. Tanto um quanto outro são capazes de governar o estado, são eficazes, mas depende do clima do eleitorado. Não é tanto direta ou esquerda que está em jogo, mas a capacidade ou não de levar adiante as necessidades do povo e da máquina pública", afirmou.