Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente da Funarte é exonerado; Frias atribui demissão à reestruturação

O coronel da reserva do Exército e ex-presidente da Funarte, Lamartine Barbosa Holanda - Divulgação/Funarte
O coronel da reserva do Exército e ex-presidente da Funarte, Lamartine Barbosa Holanda Imagem: Divulgação/Funarte

Colaboração para o UOL

01/04/2021 07h19Atualizada em 01/04/2021 11h43

O coronel da reserva do Exército Lamartine Barbosa Holanda foi exonerado da presidência da Funarte (Fundação Nacional das Artes). A exoneração de Lamartine foi assinada pelo secretário-executivo da Casa Civil, Sergio José Pereira, e publicada em edição extra do DOU (Diário Oficial da União) ontem, sem que fosse especificado o motivo.

Esta é a sexta troca no comando da fundação desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Em seu perfil no Twitter, o secretário Especial da Cultura, Mario Frias, atribuiu a mudança no comando da Funarte à "necessidade de reestruturação" da fundação. Frias disse que esse é "o primeiro passo para mudanças necessárias em busca da popularização da cultura".

Lamartine estava à frente da Funarte desde setembro do ano passado, quando substituiu Luciano da Silva Barbosa Querido, ex-assessor do vereador e filho do presidente Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). Antes dele, passaram pelo cargo:

Criada em 1975, durante a ditadura militar, a Funarte tem a missão de promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país. A entidade é responsável pelas políticas públicas federais de estímulo à atividade produtiva artística brasileiras. Atualmente, a fundação é vinculada ao Ministério do Turismo.