Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro fomenta crise para mostrar 'serviço' à nação, diz Marco Aurélio

Allan Britto, Gabriel Toueg e Rayanne Albuquerque

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em São Paulo

12/04/2021 11h41Atualizada em 12/04/2021 13h09

Ao ser questionado sobre a divulgação da conversa entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) para pressionar sobre impeachment de membros do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Marco Aurélio Mello disse que, se com seu voto precisar ir para o "paredão", ele irá.

Ele disse que Bolsonaro "atuou no campo da política". "O presidente nada de braçadas quando se tem crise. Ele fomenta a crise para desviar o foco e apresentar serviços entre aspas à nação", criticou. O decano que irá se aposentar no dia 5 de julho também disse que as declarações não o constrangeram.

"Se com meu voto tiver que ir para o paredão, eu vou. Aí tenho valentia, que pode ser tida por alguns como insana", declarou o ministro Marco Aurélio em entrevista ao colunista do UOL Kennedy Alencar.

Diante da divulgação do diálogo entre Kajuru e Bolsonaro, Marco Aurélio alegou que o presidente às vezes fala sobre parâmetros que vão além do exercício de chefe do Executivo. O decano também alegou que foi um dos primeiros a se manifestar favorável a não "engavetar" requerimento de abertura da CPI da Covid.

"Infelizmente o presidente da República às vezes é ouvido no que ele desborda dos parâmetros próprios ao exercício do cargo", afirma.

"Fui um dos primeiros a me manifestar quanto a harmonia da decisão do [Luís Roberto] Barroso com a Constituição. Ele não constituiu CPI. Ele apenas assentou que pela Constituição o presidente do Senado não podia engavetar o requerimento, porque CPI acima de tudo é um instrumental da minoria, tanto que Constituição prevê a comissão para apurar fato determinado e requerimento de um terço, não dois terços dos integrantes da casa", declarou.

Apesar da crise gerada, Marco Aurélio se disse contrário ao impeachment de Jair Bolsonaro (sem partido).

"Não sou a favor de impeachment de dirigente algum. A ordem natural não é essa. A ordem é a observância do mandato, é evidentemente observar a vontade da maioria dos eleitores", declarou o ministro.

Lula ou Bolsonaro?

Ao ser questionado se votaria no ex-presidente Lula (PT) ou no presidente Jair Bolsonaro (sem partido) num eventual segundo turno nas eleições de 2022, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello disse que espera ter mais alternativas.

"Espero não estar diante dessa opção. Aguardemos até o julgamento da próxima quarta-feira da questão alusiva à nulidade por incompetência territorial da 13ª Vara Federal de Curitiba, dando o dito pelo não dito", afirmou, citando o julgamento sobre as condenações de Lula que acontece nesta semana.

Substituto no Supremo

O ministro lamentou o critério para a próxima indicação de magistrado ao Supremo: "Pobre Supremo".

O presidente já disse em mais de uma ocasião que o próximo membro da Corte vai ser "terrivelmente evangélico", uma de suas principais de bases de apoio.

Segundo Marco Aurélio, a religião "não é bom critério". Para o ministro, trata-se de "arroubo de retórica para agradar um segmento que o apoiou nas eleições", em referência à base evangélica de Bolsonaro. "Mas ressoa muito mal. Se o critério for este, pobre Supremo em termos de composição", disse Marco Aurélio.