Maia ataca ACM Neto por críticas a Doria: 'Fica com os bolsonaristas'
O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) publicou hoje uma série de ataques ao presidente nacional do DEM, ACM Neto (BA), a quem chamou de "oportunista" e "sem caráter". Os xingamentos vieram após ACM criticar o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e culpá-lo pela filiação do vice-governador Rodrigo Garcia — agora ex-DEM — ao PSDB.
"Vice do Bolsonaro", "Neto está ficando apenas com os bolsonaristas" e "este baixinho não tem caráter" são apenas alguns dos comentários publicados por Maia em uma postagem no perfil oficial do DEM no Instagram. Ele ainda chamou ACM de "malandro" e lhe disse para voltar para a casa, porque "na política você perdeu o respeito".
Leia todos os xingamentos publicados pelo ex-presidente da Câmara :
- "Filia logo os aliados do Bolsonaro"
- "Vice do Bolsonaro, sobrou isso"
- "Neto está ficando apenas com os bolsonaristas"
- "Sem [sic] caráter é menor que sua altura"
- "[ACM está] Justificando o não apoio ao Doria. Sempre disse que não apoiaria o Doria nunca"
- "Bolsonaro presidente e ACM Neto vice-presidente. Não sobrou nada além disso"
- "E ainda tem um pouco de pessoas que acreditam nele"
- "Oportunista. Você avisou que não apoiaria o Doria"
- "Este baixinho não tem caráter"
- "Neto, vai para casa. Na política, você perdeu o respeito"
A publicação comentada pelo ex-presidente da Câmara é, na verdade, uma série de capturas de tela feitas de tuítes compartilhados por ACM Neto. Neles, o ex-prefeito de Salvador chama Doria de "desagregador" e "despreparado para liderar um projeto nacional".
"A mudança do vice-governador Rodrigo Garcia para o PSDB é fruto de uma inexplicável imposição estabelecida pelo governador de São Paulo, João Doria, cuja inabilidade política tem lhe rendido altíssima rejeição e afastado os seus aliados", escreveu ACM.
A postura desagregadora do governador de São Paulo amplia o seu isolamento político, e reforça a percepção do seu despreparo para liderar um projeto nacional.
ACM Neto, em postagem no Twitter
Desfiliação de Maia
Em meio a divergências com ACM Neto, Rodrigo Maia (RJ) deve pedir a desfiliação do DEM ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) hoje, segundo informou a assessoria do deputado. O pedido deverá ser por justa causa, para que não perca o mandato parlamentar.
Maia está no DEM desde 2007, ano em que a sigla adotou o nome no lugar do PFL (Partido da Frente Liberal). Ele foi presidente do partido entre 2007 e 2011, além de presidente da Câmara de 2016 até o início deste ano, quando não conseguiu emplacar seu preferido à sucessão no posto, Baleia Rossi (MDB-SP).
O apoio de parte da cúpula do DEM ao seu principal rival, Arthur Lira (PP-AL), que ganhou a eleição interna à presidência da Câmara, foi justamente um dos motivos que levaram Maia a brigar com ACM Neto e decidir sair do DEM.
O deputado ainda não anunciou a qual partido se filiará. Ele vem tendo conversas com o PSD, MDB e PSDB, por exemplo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.