Topo

Esse conteúdo é antigo

'Não sei que receio eles têm', diz Girão sobre governadores irem ao STF

Senador Eduardo Girão (Podemos-CE) - Edilson Rodrigues/Agência Senado
Senador Eduardo Girão (Podemos-CE) Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Colaboração para o UOL

31/05/2021 17h45Atualizada em 31/05/2021 17h54

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) criticou o pedido que governadores de 17 estados e do Distrito Federal fizeram ao STF (Supremo Tribunal Federal) para barrar que a CPI da Covid faça a convocação de chefes dos executivos estaduais.

"A gente está vendo a movimentação dos governadores. Não sei que receio eles têm. Foram buscar no Supremo Tribunal Federal essa medida, mas acredito que eles devem vir, porque esse é um desejo da população brasileira que acompanha ainda a CPI", disse Girão, em entrevista à CNN.

Na última quinta-feira (17), a comissão instalada no Senado aprovou a convocação de governadores de oito estados (AM, AP, PA, RO, RR, SC, TO e PI) e do Distrito Federal. Um dia depois, o grupo de 18 gestores estaduais entrou com o pedido no STF, que será analisado pela ministra Rosa Weber.

Girão também reclamou da não convocação de prefeitos para a CPI, que estava prevista para ser votada também na quinta-feira.

Acho que é um desejo de todas as pessoas de bem que querem saber 'cadê os prefeitos que tiveram operação da Polícia Federal?', e também o consórcio Nordeste. Por que o consórcio Nordeste está sendo evitado, visto que muitos escândalos aconteceram lá?
Eduardo Girão

'Precedente para lutas políticas'

Por outro lado, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), defendeu que a convocação de gestores estaduais pela CPI da Covid pode incentivar lutas políticas entre parlamentares do Congresso e governadores.

"A convocação poderá abrir um precedente para que haja lutas políticas permanentes entre representantes no Congresso Nacional e governadores. Por isso é fundamental que o Supremo defina com clareza essa posição", defendeu Casagrande, também em entrevista à CNN.

O governador explicou que quem pode fazer convocação de governadores são as assembleias estaduais, assim como a de prefeitos é feita pelas câmaras municipais. Embora, não tenha sido convocado pela CPI, ele é um dos signatários do pedido feito ao STF.

Todas as informações que foram solicitadas à CPI já foram encaminhadas. Os secretários estão à disposição para que possam prestar esclarecimentos. Os governadores estão à disposição, porque assinamos essas informações
Renato Casagrande

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.