Topo

'Cloroquina é eficaz para quem ganha milhões com a venda', diz Humberto

Senador Humberto Costa destacou o grande aumento no número de vendas de cloroquina nas farmácias - Pedro França/Agência Senado
Senador Humberto Costa destacou o grande aumento no número de vendas de cloroquina nas farmácias Imagem: Pedro França/Agência Senado

Colaboração para o UOL

10/06/2021 20h02

O senador Humberto Costa (PT) disse que a CPI da Covid vai investigar interesses econômicos por trás da divulgação da cloroquina como tratamento para combater o coronavírus. Não há evidência científica de que o remédio faça efeito contra a doença.

Humberto escreveu no Twitter que "cloroquina é eficaz mesmo para o bolso de quem tá ganhando milhões com a sua venda no Brasil. E a CPI da Covid vai rastrear esse caminho milionário".

Junto desse texto, o senador publicou um vídeo em que destaca o grande aumento de vendas de cloroquina e outros medicamentos do "kit covid".

"Vamos investigar empresas que ficaram mais ainda milionárias com a venda absurda desse medicamentos. Pra se ter ideia, só em rede de farmacias privadas o cresicmento, em 1 ano, foi de mais de 52 milhões de comprimidos desse kit precoce. Desses 52 milhões, mais de 30 milhões foram só de cloroquina. Esse negócio de cloroquina não é discussão científica nem politica. Tem interesse econômico forte por trás disso aí e vamos investigar. Acho que é muito importante", destacou Humberto Costa.

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.