Topo

Esse conteúdo é antigo

Absolvição de Lula comprova que acusações foram políticas, diz advogado

Zanin destacou que Lula já foi absolvido em outros julgamentos por suspeita de corrupção - Raul Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Zanin destacou que Lula já foi absolvido em outros julgamentos por suspeita de corrupção Imagem: Raul Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

21/06/2021 16h50

Hoje o ex-presidente Lula (PT) foi absolvido da acusação de corrupção no âmbito da Operação Zelotes. De acordo com o advogado dele, Cristiano Zanin Martins, isso comprova que as acusações tinham motivação política.

"A sentença proferida hoje para absolver o ex-presidente Lula reforça que o ex-presidente foi vítima de uma série de acusações infundadas e com motivação política, em clara prática de lawfare, tal como sempre sustentamos", declarou Zanin em nota oficial.

A acusação era de que Lula teria editado uma MP (Medida Provisória), em 2009, para favorecer algumas empresas do setor automotivo em troca de propina. Mas o juiz entendeu que "não há evidências apropriadas e nem sequer minimamente aptas" para comprovar a ilicitude.

Zanin destacou que Lula já foi absolvido em outros julgamentos por suspeita de corrupção - ele citou como exemplo o "caso do quadrilhão". E afirmou que o petista "jamais cometeu qualquer crime antes, durante ou depois de exercer o cargo de Presidente da República".