STF determina apreensão do passaporte do ex-ministro Ricardo Salles
O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou a apreensão do passaporte do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. Com isso, o advogado fica impedido de deixar o Brasil.
Alvo de investigações, Salles pediu demissão do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na última quarta-feira (23), sendo, em seguida, substituído por Joaquim Álvaro Pereira Leite no comando da pasta ambiental.
Atualmente, a Polícia Federal investiga se Salles atuou para afrouxar o controle do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) sobre a exportação de madeira brasileira.
Em meados de maio, a Operação Akuanduba executou buscas e apreensões nos endereços de Salles e de outros 21 investigados, entre servidores do ministério, dirigentes do Ibama e empresários do ramo madeireiro.
Já no início de junho, a ministra Cármen Lúcia, do STF, autorizou a abertura de inquérito contra Salles, referente à Operação Handroanthus, que apura a suposta prática de crimes com o objetivo de dificultar a fiscalização ambiental.
Na última quarta-feira (23), o ministro Alexandre de Moraes, também do STF, autorizou o envio do celular entregue à PF por Salles para os Estados Unidos para que o aparelho seja desbloqueado e os investigadores consigam ter acesso aos dados.
* Com informações da Ansa, em São Paulo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.