Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro participa de 'motociata' em Chapecó (SC)

Do UOL, em São Paulo

26/06/2021 10h03Atualizada em 26/06/2021 15h27

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a causar aglomeração ao participar na manhã de hoje de uma 'motociata' com apoiadores entre as cidades catarinenses de Chapecó e Xanxerê.

Em lives publicadas na conta oficial do mandatário no Facebook, é possível ver Bolsonaro pilotando uma moto e percorrendo vias do município acompanhado por centenas de motociclistas.

O presidente não usava máscara durante o passeio. Ele levava na garupa o prefeito da cidade, João Rodrigues (PSD), também sem o equipamento de proteção contra o novo coronavírus.

Em Santa Catarina, o item é obrigatório e passível de multa no valor de R$ 500 para quem não o usar em espaços fechados.

Os leitos hospitalares de Chapecó, um dos maiores municípios da região oeste catarinense, está com 96% de ocupação, em nível bastante crítico.

Bolsonaro é um crítico do uso de máscaras e já divulgou mentiras usando uma pesquisa distorcida para indicar que o equipamento era prejudicial às crianças e citando que a máscara reduz a oxigenação, o que não é verdade.

Ele foi autuado por "não cumprir com a exigência de uso de máscara de proteção facial nos espaços de uso aberto ao público" durante uma "motociata" em São Paulo.

Em maio, o mandatário também participou de um passeio com motociclistas no Rio.

Ontem, Bolsonaro voltou a reforçar ataques a instituições democráticas, em especial, ao STF (Supremo Tribunal Federal) e à imprensa. Durante discurso a empresários de Chapecó, ele citou a decisão do STF de garantir que governadores não sejam inquiridos pela CPI da Covid e disse ser "inacreditável" o que acontece na Corte.

* Com informações da Ansa e Estadão Conteúdo