Topo

Esse conteúdo é antigo

Randolfe apresenta requerimento para prorrogar CPI da Covid por 90 dias

Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), durante sessão da CPI da Covid; requerimento pede prorrogação por 90 dias  - Marcos Oliveira/Agência Senado
Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), durante sessão da CPI da Covid; requerimento pede prorrogação por 90 dias Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

28/06/2021 09h39Atualizada em 28/06/2021 12h59

O vice-presidente da CPI da Covid, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentou hoje um requerimento pedindo a prorrogação por 90 dias da comissão instalada para apurar a conduta do governo federal na pandemia do novo coronavírus. É necessária a assinatura de 27 senadores para a prorrogação automática.

O pedido já era esperado diante do entendimento dos integrantes da cúpula da CPI sobre a necessidade aprofundar as investigações, principalmente em relação às suspeitas sobre a compra da vacina indiana Covaxin.

"A CPI da Covid, inicialmente instalada com o intuito de apurar as ações e omissões do Governo na pandemia, além de identificar os culpados por essa tragédia que já nos custou mais de 510 mil mortes, nos levou ao que pode ser um dos maiores casos de corrupção da história do Brasil", escreveu Randolfe no Twitter.

"Por isso, tendo em vista a necessidade, o elevado número de documentos e provas recebidas, apresentamos o requerimento pedindo a prorrogação da CPI por mais 90 dias. A prorrogação torna-se automática a partir de 27 assinaturas", completou.

A CPI foi instalada no dia 27 de abril, com previsão de funcionamento por 90 dias. Caso o prazo seja estendido, a comissão poderá funcionar até outubro.

No requerimento, Randolfe faz um resumo dos trabalhos da comissão até o momento e diz que "diante da vasta documentação recebida e dos inúmeros fatos levantados que demandam um aprofundamento das investigações, torna-se imperativo prorrogar o prazo de duração desta Comissão Parlamentar de Inquérito".

Veja a requisição na íntegra:

Requerimento apresentado por Randolfe Rodrigues para prorrogar a CPI da Covid - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter
Requerimento apresentado por Randolfe Rodrigues pedindo prorrogação da CPI da Covid - Parte 2 - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Pedido de investigação contra Bolsonaro

O vice-presidente da CPI também deve apresentar ainda hoje uma notícia-crime ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelo suposto crime de prevaricação —que é quando um agente público toma conhecimento de um ato ilícito e não comunica autoridades para que investiguem o caso.

Os indícios do crime de prevaricação foram levantados durante depoimento dos irmãos Miranda à CPI da Covid na última sexta-feira (25).

De acordo com Randolfe, "não há dúvida" quanto ao crime de prevaricação por parte de Bolsonaro. Ele disse esperar que o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, que foi alçado ao cargo por Bolsonaro, dê prosseguimento à notícia-crime e instaure uma investigação contra o presidente.

"Vai ficar muito ruim, não somente para ele [Aras] mas também para instituição que ele representa, que é o Ministério Público Federal, não dar algum despacho consistente em relação ao relato deste crime de prevaricação", afirmou Randolfe em entrevista ao canal GloboNews.

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.