Topo

Esse conteúdo é antigo

São Paulo: Vereador usa expressão racista 'negro de alma branca' em sessão

Vereador Arnaldo Faria de Sá (PP) usou a expressão racista "negro de alma branca" para se referir ao ex-prefeito Celso Pitta - Reprodução/Redes Sociais
Vereador Arnaldo Faria de Sá (PP) usou a expressão racista "negro de alma branca" para se referir ao ex-prefeito Celso Pitta Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Colaboração para o UOL

12/07/2021 23h24Atualizada em 13/07/2021 09h27

O vereador Arnaldo Faria de Sá (PP) usou a expressão racista "negro de alma branca" para se referir ao ex-prefeito Celso Pitta. A fala foi feita durante sessão de hoje na Câmara Municipal, que discutia o Projeto de Intervenção Urbana do Setor Central, da qual ele participava remotamente.

"Eu tava preocupado com um negro de verdade, um negro de alma branca, como as pessoas costumam dizer", disse.

Faria de Sá citou Pitta dizendo que foi secretário de Governo do ex-prefeito e que, à época, se preocupou "com um negro, que era o Pitta".

A fala causou indignação de vereadores. Após a manifestação de outros vereadores, ainda durante a sessão, o vereador se desculpou, dizendo que errou e que estava chateado com isso. "Quero pedir desculpas humildemente", disse.

A bancada feminista do PSOL na Câmara de São Paulo informou que vai entrar com uma denúncia na corregedoria da Câmara contra Faria de Sá "por quebra de decoro" e também fará uma representação criminal no Gecradi (Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância) do MPSP (Ministério Público de São Paulo).

A vereadora Luana Alves (PSOL), líder do partido na Câmara, disse que Faria de Sá será levado à Corregedoria. Em outra publicação, ela escreveu que a fala foi criminosa.

"Nós, negras, chegamos na Câmara com a nossa alma negra e vamos continuar lutando por nosso povo negro!", disse.

O vereador Fernando Holiday (Novo) também se posicionou. Ele disse que a Câmara, da esquerda a direita, "se une contra essa atrocidade que não pode passar impune".