Topo

Esse conteúdo é antigo

Militante do PT é detido ao tentar impedir passagem de tanques em desfile

Do UOL, em São Paulo

10/08/2021 12h23Atualizada em 10/08/2021 18h26

Um homem de 42 anos foi detido na manhã de hoje por invadir a área restrita e impedir a passagem de veículos militares no desfile que ocorreu em Brasília, segundo a PC-DF (Polícia Civil do Distrito Federal).

Segundo o comunicado das autoridades, o homem resistiu à contenção, foi retirado do local e conduzido ao 5º DP (Departamento de Polícia).

Na delegacia, o detido assinou um termo circunstanciado por desobediência e comprometeu-se a comparecer ao Jecrin (Juizado Especial Criminal) quando for intimado, ainda de acordo com a PC-DF.

A identidade dele não foi divulgada pelas polícias Civil e Militar. Porém, o PT informou nas redes sociais que o detido é um militante do partido, conhecido pela alcunha de "TromPetista".

"Em defesa da democracia, sempre! Nossa solidariedade ao 'TromPetista', preso por se manifestar contra um governo fascista", tuitou o PT.

Também nas redes sociais, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), criticou a detenção do militante. Para a também deputada federal, o "TromPetista" foi vítima de uma "prisão arbitrária", motivada "por protestar contra a intimidação de Bolsonaro com seu desfile militar".

Bolsonaro acompanhou desfile, sem chefes de outros poderes

O desfile foi acompanhado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e chefes militares. Ontem, Bolsonaro usou as redes sociais para convidar autoridades para o ato, mas nenhuma compareceu.

Inédito, o desfile militar em pleno dia útil gerou repúdio por parte da oposição, já que ocorreu no mesmo dia em que a Câmara pautou a votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Voto Impresso.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), aliado de Bolsonaro, lamentou ontem, em entrevista ao site O Antagonista, o que chamou de "trágica coincidência".

No trajeto, o comboio passou em frente ao Palácio do Planalto, que fica na Praça dos Três Poderes, junto com o Congresso Nacional e o prédio do STF (Supremo Tribunal Federal).