Topo

Esse conteúdo é antigo

Oposição repudia desfile militar e aponta tentativa de constranger Congresso

Sofia Aguiar

São Paulo

10/08/2021 10h05Atualizada em 10/08/2021 10h45

Nove partidos divulgaram nota de repúdio ao desfile militar realizado na manhã de hoje, em Brasília. Para as legendas, diante das sucessivas acusações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra os Poderes e da votação do projeto do "voto impresso" também hoje, "o desfile é uma clara tentativa de constrangimento ao Congresso Nacional".

"Estranhamente, e diferente das edições anteriores, é a primeira vez que o convite é feito com um ostensivo e desnecessário desfile de blindados militares, injustificável e reprovável por várias razões de interesse sanitário público", declara a nota, relembrando a marca de quase 600 mil mortes por covid-19 no país.

As siglas classificam como "inaceitável" a utilização e exposição das Forças Armadas, "ainda que permitam", "para sugerir o uso de força em apoio à proposta antidemocrática e de caráter golpista, defendida pelo presidente da República".

"Neste momento em que o Brasil acumula a trágica marca de quase 600 mil mortes, não tem sentido expor pessoas, inclusive os militares, promover aglomeração e gastar recursos públicos com tal atividade", diz o texto.

Fotos do desfile de tanques e blindados por Brasília

Em meio à crise sanitária e alta taxa de desemprego e fome, as siglas pedem o compromisso com a defesa dos "verdadeiros interesses" dos brasileiros.

"O povo não quer ver desfile de tanques de guerra, quer vacina no braço, respeito à democracia e às instituições e governantes que trabalhem para gerar empregos e para acabar com a fome no país."

A nota é assinada pelo PSB, PCdoB, PDT, PT, REDE, PSOL, PSTU, Solidariedade e Unidade Popular.