Topo

Esse conteúdo é antigo

Limite de atos bolsonaristas será a Constituição, diz governador do PI

Do UOL, em São Paulo

02/09/2021 13h33Atualizada em 02/09/2021 18h23

O governador do Piauí e líder do Fórum de Governadores, Wellington Dias (PT), disse que, em 7 de setembro, os atos bolsonaristas deverão ter como limite "a Constituição e a lei".

"A liberdade, que a própria democracia garante, tem que ser respeitada e assegurada", disse Wellington Dias ao UOL News, programa do Canal UOL.

O líder do Fórum dos Governadores também destacou que um "instrumento que só é possível na democracia" — manifestações livres — não pode ser utilizado contra o regime democrático.

Segundo Wellington Dias, os estados, que farão a segurança dos atos, buscarão garantir que "não se tenha violência" e nem "qualquer coisa que seja um desrespeito ao institucional", no sentido das relações harmônica entre os Poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo).

"O objetivo aqui é que possamos assegurar o direito à manifestação, mas de jeito que se possa preservar a democracia e cumprir a Constituição e a lei", declarou o governador ao UOL.

"A defesa de uma ditadura (a instauração de uma) contraria a Constituição. O uso de força, de arma, para coagir: é claro que isso não será tolerado", acrescentou, afirmando que impedir atitudes nesse nível é uma "missão" de governadores.