Topo

Coronel reformado vê 'agrados' para explicar apoio de policiais a Bolsonaro

Colaboração para o UOL, no Rio

02/09/2021 11h16Atualizada em 02/09/2021 13h02

Especialistas reunidos pelo UOL Debate de hoje acreditam que o apoio das forças de segurança ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) seja explicado pela aproximação que o chefe do Executivo faz com os agentes. Eles citam "agrados" aos policiais e militares por parte de Bolsonaro.

O ex-secretário Nacional de Segurança Pública e coronel da reserva da Polícia Militar de SP, José Vicente, explica a situação afirmando que Bolsonaro é o primeiro político de projeção nacional a apoiar as forças de segurança a todo o momento.

"Gestos mostrando apreço a policiais militares são muito raros. O que vemos de maneira geral é que os governadores ficam muito distantes da PM e quando se manifestam mostram uma certa repressão disciplinar, e isso causa muito ressentimento nos PMs", diz José Vicente.

O PM afirma que há muito ressentimento por parte dos agentes pela forma como são tratados pelas forças públicas.

Quando o Bolsonaro paparica os policiais, é claro que eles respondem com simpatia
José Vicente

Paulo Storani, capitão veterano do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) da PM do Rio, diz que, antes de Bolsonaro se tornar presidente, as instituições militares eram apenas alvo de críticas.

"De repente, você tem um presidente da República que acena e, de forma natural, você tem uma resposta", afirma o policial militar.

O especialista também cita a polarização política existente no país para explicar o alinhamento de agentes das forças de segurança com Bolsonaro.

De um lado, você tem pessoas que durante esse tempo todo vêm criticando as polícias, inclusive defendendo sua extinção. E do outro, temos um presidente da República que acena para a categoria, que vem de uma origem militar e fez um esforço na sua vida parlamentar para apoiar as instituições militares
Paulo Storani