Topo

'Está profundamente arrependido', diz PM sobre coronel Aleksander Lacerda

Colaboração para o UOL, no Rio

02/09/2021 11h57Atualizada em 02/09/2021 14h32

O ex-secretário Nacional de Segurança Pública e coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo José Vicente disse hoje que o e chefe do CPI-7 (Comando de Policiamento do Interior-7), coronel Aleksander Lacerda, está "profundamente arrependido" de ter convocado, através de suas redes sociais, colegas para atos a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no próximo 7 de setembro.

"Ele está arrependido até o último fio de cabelo", afirmou José Vicente, em entrevista ao UOL Debate.

Depois do episódio, o coronel Lacerda foi afastado da PM por indisciplina, por determinação do governador João Doria (PSDB). Ele responde a um procedimento interno aberto pela corporação.

É bom salientar que o coronel Aleksander foi o único oficial da ativa que fez isso (convocar para atos). Nós temos 64 coronéis. Ele fez uma brincadeira de mau gosto, vai ser punido - tem que ser punido -, porque acabou misturando... uma grande liderança da estrutura da polícia mais poderosa do país fazer uma bobagem dessa
José Vicente

O ex-secretário Nacional de Segurança Pública defende que as forças armadas não devem ser politizadas. Ele define o caso do coronel Lacerda como algo "estritamente isolado", dizendo que outros oficiais da reserva que se manifestaram "não têm a menor importância para a instituição".

"A grande questão da política nos quartéis é no sentido de levar para o serviço ativo, para dentro do ambiente do trabalho, a política. Se ele é favor do Bolsonaro, um sargento vai criticar porque não gosta do Bolsonaro. E aí, nenhum dos dois têm razão, porque a política é assim. A política não tem sentido", afirma José Vicente.