Topo

3ª via ainda está em construção e apanhará dos dois lados, diz professor

Colaboração para o UOL

17/09/2021 20h27

Em participação ao UOL News da noite de hoje, o professor e cientista político Rodrigo Prando avaliou a corrida eleitoral para a presidência da República em 2022. Segundo ele, a terceira via ainda está em construção e o nome escolhido vai "apanhar" dos dois lados, tanto da base do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) quanto dos apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo pesquisa feita pelo Datafolha e divulgada hoje, Lula está na frente de Bolsonaro. "[Os candidatos] de uma terceira via, com João Doria, Luiz Henrique Mandetta e Ciro Gomes, ainda estão construindo suas imagens, estão se consolidando. A grande questão é que talvez não seja interessante politicamente colocar um nome porque vai apanhar dos dois lados, vai ser desgastado pelo bolsonarismo e pelo lulopetismo até chegar às eleições", avaliou o professor.

Para Prando, pensando estrategicamente, portanto, o nome de uma possível terceira via seria interessante aparecer somente no próximo ano.

Desempenho de Bolsonaro

De acordo com a pesquisa, 53% dos entrevistados consideram o governo Bolsonaro ruim e péssimo e 22% consideram ótimo e bom. "Esses 22% a gente percebe que caiu porque durante um bom tempo tinha 30% consolidado de uma base bolsonarista resilientes. Desses 22%, sabemos por pesquisa quantitativa e qualitativa que 12% apoiam de forma muito firme o presidente, que são os mais ultraconservadores", disse Prando.

Bolsonaro está colhendo nas pesquisas, avaliou o especialista, é tudo aquilo que ele fez: um presidencialismo de confronto. "Ele deixou de lado o diálogo e a possibilidade de governar para investir em confrontar."