Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional em Porto Velho
O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou hoje o uso da Força Nacional na capital Porto Velho, em Rondônia. A medida, "em caráter episódico e planejado", foi publicada no Diário Oficial da União.
Na portaria, não é especificado o motivo da ação. É apenas dito que a Força Nacional está autorizada "para atuar nas ações de policiamento ostensivo, polícia judiciária e perícia forense, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio". Em julho, Bolsonaro já tinha autorizado o uso do Exército no combate a delitos ambientais em Rondônia. A tendência é que dessa vez as Forças Armadas sejam utilizadas em áreas rurais de Porto Velho.
Os agentes ficarão à disposição do estado por 30 dias, mas a portaria poderá ser prorrogada. Não foi informada o contingente a ser disponibilizado.
Em junho, o governo de Rondônia e o Ministério da Justiça e Segurança Pública realizaram uma ação conjunta para combater a invasão de propriedades rurais no estado. Batizada de Operação Rondônia, a iniciativa terá ao menos 90 dias e contará com a participação de reforços das polícias Federal e Rodoviária Federal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.