Topo

Esse conteúdo é antigo

'Ele não me esquece', diz Mandetta sobre críticas de Bolsonaro a ele

Do UOL, em São Paulo

27/09/2021 13h08

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta voltou a criticar o negacionismo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) hoje. Em participação no UOL News de hoje, Mandetta lembrou as discordâncias que teve com o presidente enquanto ainda estava no governo e afirmou: "Bolsonaro não me esquece".

"Ele não me esquece, parece que sonha comigo todo dia falando a verdade para ele", disse o ex-ministro quando perguntado sobre os ataques que Bolsonaro ainda faz contra ele. "Fui eu que levei para ele que o protocolo picareta que ele tava querendo colocar aquilo ia ter uma sequência por cidades. Eu levei para ele todo o impacto daquilo que ele estava fazendo", explicou.

Ele optou por esse caminho das trevas, está pagando um preço enorme, vai fazer 600 mil óbitos essa semana e esses fantasmas provavelmente habitam o seu sono todas as noites. Ele não me esquece porque eu fui provavelmente o único no seu entorno que teve a coragem de falar a verdade".
Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde

Mandetta comentou também o negacionismo de Bolsonaro em relação às vacinas. O presidente insiste em colocar a eficácia dos imunizantes em xeque, enumerando pessoas que foram infectadas com o coronavírus mesmo após estarem vacinadas.

"Ele joga contra. Ele jogou contra quando torceu pelos efeitos colaterais da vacina. Ele comemorou efeito colateral da vacina", disse Mandetta, que lembrou que os imunizantes são uma proteção coletiva e que individualmente, a vacina evita formas mais graves da doença e mortes.

Mandetta comentou ainda o comportamento do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que na última semana foi filmado mostrando o dedo do meio para manifestantes em Nova York: "Aquilo ali, em um país normal, qualquer ministro ou teria que pedir desculpas publicamente ou teria que ser convidado a se retirar, porque não tem equilíbrio emocional para o cargo".