Topo

Esse conteúdo é antigo

Marta diz que apoiará quem tiver chance de derrotar Bolsonaro em 2022

Marta Suplicy criticou o governo do presidente Jair Bolsonaro -  Karime Xavier/Folhapress
Marta Suplicy criticou o governo do presidente Jair Bolsonaro Imagem: Karime Xavier/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

07/10/2021 09h06Atualizada em 07/10/2021 09h45

Marta Suplicy, secretária municipal de Relações Internacionais da cidade de São Paulo, disse hoje que apoiará qualquer candidato que tiver chances reais de vencer o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições de 2022.

"A minha posição é frente a uma candidatura autoritária como a do Bolsonaro e que colocou o Brasil nessa situação de pária internacional. Qualquer candidatura que faça frente, com possibilidade real e concreta de ganhar disso que nós estamos vivendo, eu estarei junto. Eu apoiarei de qualquer forma", declarou a ex-prefeita da cidade e ex-senadora à GloboNews.

Marta disse que o ex-presidente Lula (PT) fez um "excelente governo" em sua gestão e que o petista tem qualidades essenciais para um chefe do Executivo. Marta foi ministra do Turismo durante o governo Lula.

Para a ex-prefeita, há muito arrependimento "nas pessoas mais simples e também nas não tão simples" de terem votado em Bolsonaro, mas hoje elas veem o nome de Lula como uma possibilidade de voto no próximo ano.

Eu acredito que o Lula fez um excelente governo. Não é à toa que ele saiu com 80% [de aprovação]. E hoje é a pessoa que tem as qualidades de conversa. Do jeito que nós estamos, a capacidade de diálogo, de respeito com o diferente, é fundamental. Não podemos correr o risco de eleger mais uma pessoa que não tem noção de postura, comportamento, que nem tem noção de nada. Porque falta tudo. E se soubesse governar, você poderia até engolir algumas coisas horrorosas que ele [Bolsonaro] fala, mas não tem.

Uma pesquisa eleitoral feita pela Genial Investimentos e pela Quaest Consultoria e divulgada esta semana aponta que o ex-presidente Lula (PT) venceria em todos os cenários de segundo turno nas eleições presidenciais de 2022. Contra Jair Bolsonaro (sem partido), Lula teria 53% dos votos, enquanto o atual presidente teria 29%, segundo o levantamento.

Segundo a ex-senadora, que apoiou e votou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016, as eleições de 2022 terão características diferentes e não serão mais "Direita versus Esquerda", mas sim "autoritarismo versus democratas". Ela destaca que essa mudança trará mais pessoas para o "lado democrata", assim como é o PT, que já se mostrou pró-democracia em seus antigos governos.

Marta ainda ponderou que Bolsonaro conseguiu ser eleito porque conseguiu captar desejos dos brasileiros de moralidade, melhora econômica, ética, e combate à corrupção.

"Tinham esses desejos e ele [Bolsonaro] soube trabalhar esse desejo. Acho que foi isso que aconteceu e também a facada que não permitiu ter debate, porque se tivesse debate as pessoas teriam percebido que ele não tinha nenhuma condição de governar o Brasil", finalizou.