Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro ouve protesto em evento em SP e reage: 'Quanto são 7 x 8?'

Do UOL, em São Paulo

08/10/2021 17h40Atualizada em 09/10/2021 01h25

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi interrompido por um protesto enquanto participava de evento que celebrava a 1ª Feira Brasileira do Nióbio, um mineral pouco encontrado no mundo, realizado hoje em Campinas (SP). Ele ouviu gritos como "Fora Bolsonaro" vindos de duas jovens que estavam presentes na cerimônia, e foram vaiadas.

Não vamos chegar ao nível deles, não, por favor. Sairei daqui, imediatamente, se ela me responder quanto é... são 7 x 8? Raiz quadrada de 4? Saio agora daqui Bolsonaro reage com ironia a protesto

As jovens protestavam contra a marca de 600 mil mortos por covid-19 no Brasil, atingida nesta sexta-feira (8), corte no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o veto ao PL que previa distribuição gratuita de absorventes a mulheres em situação de vulnerabilidade. (Assista ao vídeo abaixo) Aparentemente, as duas manifestantes —que não aparecem nas imagens da transmissão oficial feita pela TV Brasil— foram retiradas do local logo depois.

Sempre me interessei por exatas. Eu acho que o meu primeiro livro, 'Sistema Pert', abriu a minha cabeça. Sou da quinta região mais pobre de São Paulo. Sempre estudei. O ensino era de qualidade naquela época (...) Ó, como eu gostaria que as pessoas que gritaram ali atrás se interessassem por isso. No fundo, são dignos de pena. Temos dó por essas pessoas. Mas é a vida. Temos que lutar por eles também. Bolsonaro critica manifestação

Durante o seu discurso, no evento, Bolsonaro também disse ter havido "potencialização" em relação às centenas de milhares de vidas perdidas. O Brasil superou hoje a marca de 600.077 mortes por covid-19, conforme levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, junto às secretarias estaduais de Saúde.

Em parte dá certo o nosso governo --não vou falar que é tudo 100%--, apesar da tal da pandemia, que houve uma potencialização, em que pesem as mortes. Lamentamos todas as mortes, mas houve uma potencialização, uma politização enorme... Bolsonaro sobre vidas perdidas durante a pandemia da covid

Um estudo publicado em maio pela Vital Strategies, uma organização de pesquisadores de saúde, aponta justamente o contrário do que insinua o presidente: a subnotificação de casos de covid-19 por causa da falta de testes poderia estar escondendo até 30% das mortes pela doença.

Evento após corte no orçamento

Nesta sexta-feira, o governo de Bolsonaro realizou ainda a inauguração de novas instalações do CNPEM/MCTI (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), no interior de São Paulo, além de apresentar produtos já desenvolvidos pelas empresas em conjunto com a academia, voltados para a aplicação do mineral.

Foram entregues ainda novas instalações do Laboratório Nacional de Nanotecnologia. O espaço é dedicado à pesquisa de nanodispositivos e nanossistemas que possibilitam desenvolvimento nas áreas da saúde, meio ambiente, agricultura e energia.

O evento foi realizado um dia depois do Ministério da Economia desistir de aumentar em mais de R$ 650 milhões os recursos para projetos de ciência e tecnologia neste ano, sob a alegação de que a proposta de Orçamento para 2022 aumentará consideravelmente os recursos para projetos de pesquisa. A divisão do dinheiro com outras áreas frustrou pesquisadores.

Frustrado, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, cobrou mais dinheiro para a pasta durante o seu discurso.

A gente precisa desses três elementos: Ontem não foi um dia muito bom, com relação a orçamento, falando no ministério. Mas a vida da gente é assim: tem um dia bom, outro dia ruim. E eu tenho certeza que, com o apoio do presidente Bolsonaro, nós vamos conseguir recuperar o orçamento do ministério e aumentar esse orçamento. Porque é através desse investimento é que vamos construir o Brasil. Pontes reclama do corte no orçamento de ministério