Topo

Esse conteúdo é antigo

MDB vai oficializar pré-candidatura de Tebet, diz presidente do partido

Simone Tebet terá sua pré-candidatura à presidência da República oficializa, diz Baleia Rossi - Jefferson Rudy/Agência Senado
Simone Tebet terá sua pré-candidatura à presidência da República oficializa, diz Baleia Rossi Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

03/11/2021 07h44

O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, confirmou em declaração ao jornal O Estado de S. Paulo que o partido oficializará a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à presidência da República ainda neste mês. A data ainda não está definida.

"Vamos oficializar, sim. Simone tinha pedido para aguardar o final da CPI apenas para não confundir os temas. A ideia amadureceu muito dentro do partido. Já existe hoje um apoio muito grande para o lançamento da pré-candidatura", disse Baleia Rossi.

A pré-candidatura de Tebet está sendo discutida pelo MDB desde que a senadora ganhou destaque com a sua participação na CPI da Covid. Também em declaração ao jornal, Baleia Rossi disse que a comissão tornou Tebet mais conhecida do público,

"A CPI deu conhecimento da qualidade, desenvoltura e do preparo dela, jurídico e político. Fez com que a população soubesse e conhecesse a capacidade e a desenvoltura dela", disse.

Baleia Rossi, porém, admite que o lançamento da pré-candidatura não significa automaticamente que ela concorrerá ao cargo nas eleições de 2022. "Claro que para sentar à mesa você tem de querer apoio, mas também tem de se dispor a apoiar alguém, se for a melhor conjuntura", disse.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, uma das possibilidades levantadas por aliados é que, caso João Doria (PSDB-SP) vença as prévias do PSDB, Tebet integre uma chapa como vice em uma eventual candidatura do atual governador de São Paulo.

Movimentação dos partidos

A sinalização a favor de Tebet no MDB ocorre em um momento de intensa movimentação dos partidos visando as eleições de 2022. Também é esperada para este mês a definição de uma eventual candidatura de Sergio Moro pelo Podemos.

No PSDB, novembro marca a definição das prévias que indicará o pré-candidato do partido à presidência — Arthur Virgílio (PSDB-AM), Eduardo Leite (PSDB-RS) e João Doria (PSDB-SP) são os concorrentes.

O PSD também tenta viabilizar a candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ontem, o apresentador José Luiz Datena, que também era cotado para concorrer à presidência, anunciou a saída do PSL para disputar uma vaga no Senado pelo PSD.

Já o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), disse na semana passada que PP e PL são as suas principais opções de filiação visando 2022.

No campo da esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT) buscam apoios antes do lançamento de suas candidaturas em 2022.