Topo

Esse conteúdo é antigo

Briga de vereadoras do Novo: Cris Monteiro diz que quase foi estrangulada

Do UOL, em São Paulo

12/11/2021 14h41Atualizada em 12/11/2021 15h05

A vereadora de São Paulo Cris Monteiro (Novo-SP) disse, em entrevista ao UOL News, que quase foi estrangulada pela companheira de partido Janaína Lima durante uma briga no banheiro da Câmara Municipal de São Paulo.

Em sua versão, Cris disse que foi agredida depois de uma discussão provocada pela quantidade de tempo para discurso durante a votação da última quarta-feira (10) que aprovou a Reforma Previdenciária Municipal. Ambas registraram boletins de ocorrência por agressão. Janaína alega que apenas se defendeu de ataques.

De acordo com Cris, discussão era bastante acalorada, mas sem agressões verbais e físicas até determinado momento. "[Então, Janaína] crispou o rosto, abriu os dentes, me agarrou no pescoço e começou a me estrangular. Ela arrancou minha peruca, estou com a cabeça toda arranhada, ela me agride de forma absolutamente cruel", disse Cris, que tem uma doença autoimune e lida com a perda de cabelo.

Vereadora Cris Monteiro (Novo) acusa a colega Janaina Lima (Novo) de agredí-la na Câmara Municipal de São Paulo - Divulgação - Divulgação
Vereadora Cris Monteiro (Novo) acusa a colega Janaina Lima (Novo) de agredí-la na Câmara Municipal de São Paulo
Imagem: Divulgação

"As pessoas entram no banheiro, veem que ela está me batendo. Tenho duas testemunhas que viram. Ela tem dito para a imprensa que eu agredi... Eu não tive chance de pedir socorro, porque eu estava sendo estrangulada. Ainda bem que abriram aquela porta porque não sabia o que poderia ter acontecido", completou.

Começo da briga

Na entrevista ao UOL News, Cris Monteiro disse que sempre teve uma relação protocolar com Janaína e que a briga teve como única motivação o tempo de discurso de cada vereador na sessão.

"Ela tinha tempo de falar maior do que eu, e eu pedi 10 minutos do tempo dela, e ela disse que não podia dar. E depois ela concordou comigo que ela teria 20 minutos e eu 10", disse.

Porém, em sua versão, Janaína começou a questioná-la sobre o motivo de ter pedido tempo de discurso. "Ela insistiu, [dizendo] 'quer me roubar, quer pegar minhas coisas, trabalhei muito mais do que você'. Isso mostra que tínhamos um relacionamento protocolar e com divergências", disse Cris.

"Não estou acostumada a trabalhar com pessoas que não honram suas palavras", completou.

Suspensão

Ontem, o partido Novo suspendeu as duas vereadoras até a conclusão das investigações. Cris Monteiro disse que está de acordo com a decisão.

"O partido fez correto, se tivesse na direção também suspenderia... Vão fazer um processo de investigação", disse.

A vereadora ainda rebateu a versão da colega. "Janaina cria uma narrativa para se defender de uma coisa que não tem defesa", disse.