Briga de vereadoras do Novo: Janaína Lima diz que se 'defendeu de ataques'
A vereadora Janaína Lima (Novo), acusada de brigar com a também vereadora da sigla Cris Monteiro em um banheiro da Câmara Municipal de SP, disse ao UOL News de hoje que apenas se "defendeu" de ataques. A confusão entre as parlamentares ocorreu durante a votação da Reforma Previdenciária Municipal. Ambas registraram boletins de ocorrência por agressão ontem (11).
Já Cris Monteiro (Novo-SP) rebateu, também em entrevista ao UOL News, os argumentos de Janaína e disse que quase foi estrangulada pela colega. Cris, de 60 anos, declarou que a colega de partido arrancou a sua peruca — a parlamentar tem uma doença autoimune e lida com a perda de cabelo — e a agrediu "de forma absolutamente cruel".
Tudo que acabou fazendo com que eu saísse do plenário e fugisse da Cris Monteiro era para evitar o que aconteceu, porque eu não quis em nenhum momento entrar em conflito, ter qualquer tipo de agressão. Eu me defendi dos ataques, fui colocada contra a parede em um banheiro trancado.
Vereadora Janaína Lima (Novo) ao UOL News
Janaína declarou que a situação não era para ter ocorrido e disse lamentar tudo que vem acontecendo. Ontem, o Novo decidiu suspender a filiação das duas parlamentares.
"Esse evento não deveria ter ocorrido, isso que é o importante as pessoas saberem. Eu sinto muito, eu lamento muito. Eu jamais gostaria de ver, tendo que estar aqui, numa entrevista, explicando o que não era para ter acontecido. Nós somos do mesmo partido. Era para uma estar torcendo pela outra, e não uma querendo retirar o espaço da outra. Eu acho que isso é lamentável."
A versão de Janaína
A parlamentar disse que as agressões verbais de Cris contra ela começaram ainda no plenário da Câmara. Janaína contou que vídeos do local (veja as imagens abaixo) mostram que ela tentou fugir de Cris, mas foi empurrada pela vereadora.
As imagens falam por si só. As agressões começaram no plenário. Começaram agressões verbais, evoluíram para uma agressão física. Percebe-se nitidamente neste momento (vídeo abaixo). Eu fugindo da vereadora, ela me pega pelos braços com força, porque ela é mais alta e mais forte, me joga com tudo contra a parede, enfia o dedo na minha cara. Eu tento acalmá-la e ela continua, me empurra.
Vereadora Janaína Lima
E continuou: "Quando a gente sai do plenário, eu tentando fugir, ela [Cris] me puxa pelo braço e me empurra no banheiro. Entra um parlamentar junto com a gente, ela fala para esse parlamentar 'sai daqui porque essa é uma discussão nossa', me empurrando contra a parede, e tranca a porta do banheiro".
Segundo Janaína, o vereador que entrou no banheiro com ambas foi Marcelo Messias (MDB).
Janaína confirmou ao UOL que houve luta corporal entre ela e Cris Monteiro no banheiro da Câmara, mas ressaltou que apenas se defendeu dos ataques de Cris. Ela ainda disse que Cris caiu no chão após a porta ser arrombada pela GCM (Guarda Civil Metropolitana) e que saiu do local e voltou à tribuna por respeito à sigla e por não querer "expor essa situação".
Então, eu não estava conseguindo me desvencilhar [da Cris], quando arrombou, porque a GCM arrombou a porta, pois o banheiro estava trancado, foi quando -- no susto -- eu consegui empurrá-la. Ela estava sob pressão no meu corpo, e ela caiu. E a GCM veio, deu suporte [a Cris], e eu sai. Quando eu cheguei na tribuna, eu cheguei muito magoada.
Vereadora Janaína Lima confirma luta corporal em banheiro
Janaína ainda disse estar com hematomas nos braços e afirmou que o tema tem ganhado uma narrativa "totalmente distorcida". A parlamentar também reforçou que agiu somente em legítima defesa.
"Está muito claro pelas imagens de quem queria agredir quem. (...) O vereador [Marcelo Messias] ainda não foi ouvido pela procuradoria da Câmara, apesar de eu estar confiante, porque eu tenho a verdade do meu lado. As imagens falam por si", finalizou Janaína.
*Com informações de Lucas Borges Teixeira, do UOL, em São Paulo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.