Topo

Após briga, vereadora do Novo obtém medida protetiva contra colega em SP

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

09/12/2021 18h29Atualizada em 10/12/2021 01h42

A vereadora Cris Monteiro (Novo), 60, conseguiu uma medida protetiva na Justiça contra a colega de bancada Janaína Lima (Novo), 37. A decisão, proferida nesta tarde pelo Juizado Especial Criminal do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), ocorre após uma briga entre as duas em um banheiro da Câmara Municipal de São Paulo, em novembro.

Um texto dos advogados de Cris Monteiro sobre a determinação foi lido em plenário pelo presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (DEM). "A Justiça determinou que a agressora, vereadora Janaína Lima, mantenha distância de 20 metros da vítima, além da proibição de qualquer forma de comunicação com a vítima e a proibição de frequentar os mesmos lugares que a vítima, Cristiana Monteiro, com exceção do ambiente comum de trabalho", diz a nota, lida por Leite.

"Esclareça-se que essa decisão passa a valer a partir do momento em que a agressora [Janaína] for intimada-comunicada e vale até a apuração final do caso", diz a nota à imprensa do escritório Bialski Advogados, que representa Cris.

Procurada pelo UOL, Cris não quis se pronunciar. O escritório que representa Janaína disse, em nota, que a medida "será salutar" à sua cliente "pois verá afastado o risco de ser agredida por sua colega de Casa". O texto diz ainda que os representantes de Janaína não tiveram acessos aos autos e que nem sua versão nem a de suas testemunhas foi apresentada.

No pronunciamento, presidente da Câmara se disse "muito triste" com a situação e ainda deverá avaliar como fará para que a decisão seja cumprida.

"Estou deferindo a medida protetiva e vou regulamentar, em consonância com a assessoria técnica da Mesa [Diretora], para que não haja prejuízo à vereadora Janaína no exercício da função parlamentar, porque é um ambiente comum a ambas", afirmou Leite.

cris, monteiro - Divulgação - Divulgação
Vereadora Cris Monteiro (Novo) acusa a colega Janaína Lima (Novo) de agredí-la na Câmara Municipal de São Paulo
Imagem: Divulgação

Agressões no banheiro da Câmara

A briga ocorreu no dia 11 de novembro no banheiro atrás do plenário da Câmara, reservado a vereadores, enquanto o parlamento votava e aprovava a Reforma Previdenciária Municipal. Cada parlamentar aponta para a outra como causadora da discórdia.

Janaína era relatora do PLO (Projeto de Emenda à Lei Orgânica) e, segundo relatos de servidores e pessoas ligadas ao Novo e à Câmara ouvidos pelo UOL, pediu à colega que cedesse seu tempo de fala para ela tratar mais sobre o tema. A discussão entre as duas teria começado no plenário, atrás da mesa diretora, no final da tarde, e seguido para o banheiro dos vereadores.

Com a negativa, as duas se desentenderam. A equipe de Cris diz que, no meio da briga, Janaína, líder do Novo na Casa, puxou a peruca da colega e a pisoteou. Cris sofre de alopecia areata e perdeu os cabelos quando criança. Janaína disse que "se defendeu de ataques".

Ao ouvir os gritos, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) teve de arrombar a porta do banheiro para apartar a briga e socorrer a vereadora.

"Janaína saiu do banheiro e, em seguida, fez um discurso de meia hora no púlpito do plenário, sem prestar atendimento", disse a nota da assessoria de Cris na época.

Janaína nega. "Como podem ser vistas nas imagens captadas pelas câmeras de segurança do plenário da Câmara, fui pressionada fisicamente contra a parede e agredida pela vereadora Cris Monteiro", rebateu a vereadora, no dia seguinte.