Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Bolsonaro dança funk machista em cima de lancha no litoral de SP

Do UOL, em São Paulo

20/12/2021 16h26Atualizada em 20/12/2021 17h23

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou um vídeo do pai, o presidente Jair Bolsonaro (PL), dançando um funk cuja letra machista compara mulheres esquerdistas a cadelas.

O vídeo foi publicado no Instagram do senador. Bolsonaro está de folga no litoral de São Paulo — ele chegou a Santos (SP) na última sexta-feira (17), à noite.

No vídeo, o presidente aparece em uma lancha cercado por outras pessoas, ri e faz gestos com a mão enquanto, ao fundo, toca o "Proibidão do Bolsonaro", de MC Reaça, que criou a música adaptando o beat de um outro funk: "Baile de Favela", de MC João.

A adaptação, que ainda fala em dar "ração na tigela" para feministas e ataca políticas de esquerda, não teve autorização do autor original, reportou a coluna do Chico Alves, do UOL Notícias, no início do mês.

Em comunicado ao colunista, a produtora Baile de Favela, que cuida dos direitos do MC João, disse não ter "nada a ver" com a adaptação. "Nossos advogados já estão trabalhando em cima dessa versão", disse. "Somos da arte, não da política", acrescentou.

A música esteve presente no evento de filiação de Bolsonaro ao PL, no fim de novembro, que marcou a retomada do "casamento" do presidente com o centrão. O autor da adaptação, o funkeiro gaúcho Tales Volpi, morreu em junho de 2019.

Folga no litoral

Na manhã do último sábado (18), Bolsonaro passeou de lancha ao lado do presidente da Caixa, Bruno Guimarães, em Guarujá (SP) — o chefe do Executivo federal está hospedado no Forte dos Andradas, uma instalação militar situada no município.

Já ontem, em Praia Grande (SP), enquanto participava de uma entrevista para a VTV, afiliada do SBT na região, Bolsonaro ouviu um "Lula 2022" de alguém que passava pela área.

Além de Flávio Bolsonaro, Mosart Aragão, assessor especial do presidente, também repercutiu nas redes sociais — no caso dele, no Twitter — o vídeo de Jair Bolsonaro dançando funk.

Ambos publicaram o vídeo com a mesma legenda: "presidente preocupado com o 'Jantar da Democracia' de Lula/Alckmin", em referência ao encontro entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a Geraldo Alckmin (sem partido), ex-governador de SP.

Alckmin é cotado como possível vice de Lula em chapa presidencial para 2022. Lula aparece na frente de Bolsonaro em pesquisas de intenção de voto para o pleito — se a eleição fosse hoje, segundo o Datafolha e o Ipec, o petista venceria em primeiro turno.