Topo

Esse conteúdo é antigo

Aula de democracia, diz organizador sobre jantar que reuniu Lula e Alckmin

Do UOL, em São Paulo

20/12/2021 13h44Atualizada em 20/12/2021 19h14

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas, que realizou ontem um jantar reunindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (sem partido), disse que o encontro foi uma "aula enorme de democracia".

"Nosso objetivo era mandar uma mensagem poderosa para a sociedade de que é possível convergir em cima do que é fundamental", disse o advogado a UOL News - Tarde, programa do Canal UOL. "E essa mensagem nós conseguimos passar", completou. "Foi realmente uma aula enorme de democracia."

Para Marco Aurélio de Carvalho, o encontro possibilitou a construção de um "rastro luminoso" indicando que, a partir de 2023, "dias melhores virão" caso Lula seja eleito novamente presidente da República — pesquisas de intenção de voto apontam para esse cenário.

"Em 2022, vamos ter, de um lado, a civilização, e de outro, a barbárie", disse o advogado, colocando o petista do lado civilizatório e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) do outro. "Fortalecer as instituições é apoiar o presidente Lula."

O encontro se deu em meio a especulações no mundo político de que o petista deve compor chapa ao lado do ex-governador de São Paulo nas eleições presidenciais de 2022 — o primeiro como candidato a presidente, o segundo como vice.

Quadro histórico do PSDB, Alckmin anunciou na semana passada a saída da legenda após desentendimentos internos e acusações contra o atual governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de traição política.

O PSB surge como principal destino do ex-governador paulista, enquanto o PSD e o SD correm por fora. Lula e o próprio Alckmin preferem a ida para a legenda de Gilberto Kassab (SP), mas as portas aparecem mais abertas na sigla socialista.

Em fala durante o evento, Lula disse que ainda aguarda definições sobre o futuro de Alckmin — para qual partido ele irá e como a futura legenda do ex-governador se comportará em 2022 — para fechar a questão sobre a aliança para o posto de vice-presidente.

Com notícias, opiniões e entrevistas, o UOL News - Tarde, apresentado por Fabíola Cidral, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h (horário de Brasília), no Canal UOL. O programa pode ser acompanhado ao vivo pelo UOL Play e pelo canal do UOL no YouTube.