Topo

Kennedy Alencar

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lula e Alckmin querem atrair PSD de Kassab para fechar chapa em 2022

Colunista do UOL

20/12/2021 13h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na articulação para a chapa Lula-Alckmin, o movimento mais recente é a tentativa de atrair o PSD de Gilberto Kassab para uma eventual aliança. Lula e Geraldo Alckmin têm atuado nesse sentido.

A eventual filiação de Alckmin ao PSB já está bem encaminhada. Mas Lula e o ex-governador paulista, pensando numa aliança que seja forte eleitoralmente e sirva de embrião para a governabilidade de futura administração, querem a participação do PSD.

Kassab, que lançou a pré-candidatura a presidente de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, está conversando nos bastidores sobre a hipótese de filiar Alckmin ao PSD e indicá-lo como vice de Lula.

Nesse caso, Alckmin agregaria um apoio político conservador às alianças tradicionais que o PT costuma fazer. O PSB, por exemplo, foi parceiro dos petistas em campanhas presidenciais.