Topo

Câmara dos Deputados terá trabalho remoto até o Carnaval, diz Arthur Lira

8.dez.2021 - Os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respectivamente - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
8.dez.2021 - Os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respectivamente Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

17/01/2022 15h36Atualizada em 17/01/2022 16h16

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou hoje que a Casa vai voltar a trabalhar de forma remota até o Carnaval devido ao novo surto de casos de covid-19 pela variante ômicron do novo coronavírus.

O Carnaval em 2022 vai de segunda a quarta-feira, em 28 de fevereiro, e 1º e 2 de março. O festejo costuma ser tratado como ponto facultativo.

Segundo o presidente da Câmara, a medida também vai ajudar na utilização mais racional de recursos públicos, pois os custos das passagens de avião para a locomoção de deputados estão muito altas e não há mais tanta flexibilidade para remarcações, se necessárias, considerou.

"Trabalho remoto até o Carnaval. Medida necessária até vencermos esta nova onda. Também vai nos ajudar na melhor aplicação dos recursos públicos. Tarifas aéreas estão altíssimas e a flexibilidade nas remarcações só acontece quando é do interesse das companhias", escreveu Lira hoje no Twitter.

Em princípio, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve manter os trabalhos de forma semipresencial na Casa, mas se for preciso, também retomará o modelo de trabalho remoto.

A previsão é que os deputados federais e senadores voltem do recesso parlamentar em 2 de fevereiro. No entanto, há funcionários de áreas técnicas e administrativas que continuam trabalhando presencialmente.

Alguns deputados testaram positivo para a covid-19 durante o recesso, como o líder da Minoria, Marcelo Freixo (PSB-RJ), o líder da Oposição, Alessandro Molon (PSB-RJ), e o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR). O deputado Coronel Armando (PSL-SC) testou positivo para a doença apenas um dia após se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante folga deste em Santa Catarina, no final de dezembro.

O Congresso Nacional já havia adotado o trabalho remoto no início da pandemia, em março de 2020, com a realização de sessões virtuais de votações. Na época, os deputados podiam votar por meio de um aplicativo da Câmara sem ter que comparecer à Casa ou registrar presença pessoalmente em Brasília. A maioria das comissões, porém, ficou suspensa.

As atividades presenciais na Câmara dos Deputados foram retomadas no final de outubro do ano passado e assim seguiram até o início do recesso parlamentar, em dezembro.