PUBLICIDADE
Topo

Política

Conteúdo publicado há
3 meses

Villa: Com Alckmin de vice, Lula está jogando muito bem o xadrez eleitoral

Do UOL, em São Paulo

24/01/2022 14h40

Na avaliação do historiador Marco Antonio Villa, colunista do UOL, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem, por ora, se saído bem no "xadrez eleitoral" para as eleições de 2022, ainda mais no tocante ao pleito estadual em São Paulo.

"Até o momento, Lula está jogando muito bem o xadrez eleitoral. Tirou um candidato fortíssimo ao governo [de SP], que seria o Geraldo Alckmin (sem partido), para abrir caminho ao Fernando Haddad (PT)", disse Villa ao UOL News - Tarde, programa do Canal UOL.

Indicado por pesquisas de intenção de voto como nome para ir, no mínimo, para um segundo turno na eleição de 2022 para o governo de SP, Alckmin é, hoje, o nome mais apontado para ser o vice na chapa de Lula rumo à Presidência da República.

Ex-tucano e com histórico de divergências com o PT, Alckmin aparecia, em dezembro, com 28% das intenções de voto ao governo de SP, enquanto Haddad estava com 19% e Márcio França (PSB), com 13%, segundo o Datafolha.

Já em um cenário sem Alckmin, quem aparecia liderando a corrida ao Palácio dos Bandeirantes era Haddad, com 28% das intenções de voto, sendo seguido por França, com 19%, e Guilherme Boulos (PSOL), com 11%.

Por cerca de 12 anos (2001-2006 e 2011-2018) São Paulo esteve sob administração de Alckmin. Já o PT nunca governou o estado, que desde 1994 vê eleições sendo vencidas por candidatos do PSDB, adversário histórico da sigla de Lula.

"A jogada do Lula foi brilhante. O Alckmin era o favorito, mesmo não estando no PSDB. Todo mundo sabe a presença que ele tem no interior de São Paulo. Ele tirou o obstáculo que teria no governo de SP", afirmou Villa.

Por ora, porém, a aliança Lula-Alckmin ainda não está selada, embora a tendência, segundo interlocutores do ex-governador, seja a formalização da chapa.

Política