Topo

Esse conteúdo é antigo

Em vídeo de redes sociais, Lula usa frase eleitoral de Obama: 'Nós podemos'

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é cotado para representar o partido nas eleições de 2022 - Divulgação/Ricardo Stuckert
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é cotado para representar o partido nas eleições de 2022 Imagem: Divulgação/Ricardo Stuckert

Do UOL, em São Paulo

31/01/2022 17h37

Ainda sem oficializar a candidatura para a corrida presidencial de 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo em suas redes sociais hoje com tom eleitoral. Repetindo uma frase que ajudou a eleger Barack Obama como presidente dos Estados Unidos, Lula falou entender o que a população brasileira deseja.

"A gente gosta de coisa boa, de se vestir bem, de comer bem, gosta de passear bem. A gente quer viajar de avião, não quer ir de busão", disse o petista após descrever a situação de fome que vem atingindo mais pessoas no Brasil.

Esse país pode e nós podemos. É só a gente querer, e como a gente quer, nós vamos fazer
Luiz Inácio Lula da Silva

As frases do fim do vídeo ecoam a mensagem de campanha de Barack Obama em 2008, antes de se consagrar como presidente dos Estados Unidos.

Em seus discursos da época, Obama narrava que o país tinha enfrentado momentos duros, como a crise financeira daquele ano, e que as eleições de 2009 seriam difíceis por isso.

"Yes, we can" ou "sim, nós podemos" se tornou uma frase presente nos discursos do então candidato, que procurava motivar a população e trazer um tom de esperança para a campanha política.

Intenção de votos

O ex-presidente Lula liderou com folga todos os cenários eleitorais simulados pelas duas pesquisas de opinião divulgadas nesta semana: a Modalmais/Futura Inteligência, publicada na quarta-feira (26), e a XP/Ipespe, divulgada na quinta (27). Em ambas as pesquisas — que abordam a corrida eleitoral pela Presidência da República em 2022 —, os cenários de primeiro turno tiveram o presidente Jair Bolsonaro (PL) em segundo lugar. Lula ficou em primeiro em todas as simulações de segundo turno.

As candidaturas da chamada terceira via apresentam considerável diferença de intenção de votos em relação aos dois primeiros colocados. Nos dois levantamentos, Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) disputam a terceira colocação em situação de empate técnico.