Topo

Esse conteúdo é antigo

Ciro diz que Lula tenta esconder Dilma e critica expressão 3ª via

Ciro Gomes (PDT), pré-candidato à presidência em 2022 - ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO
Ciro Gomes (PDT), pré-candidato à presidência em 2022 Imagem: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

31/01/2022 16h21Atualizada em 31/01/2022 16h34

O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) disse hoje que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta esconder a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), e criticou o uso da expressão "terceira via".

Em entrevista à rádio Grande FM, de Dourados, no Mato Grosso do Sul (230 km de Campo Grande), ele afirmou que Lula destruiu a economia do país.

"Não dá para esconder que o Lula fez da corrupção o elemento central do modelo de poder e destruiu a economia do Brasil. Em 2015, 2016, a economia do Brasil caiu 7%, a única vez que isso aconteceu na história", declarou. "Aí o Lula quer insultar a inteligência do povo fazendo de conta que não foi ele que impôs a Dilma, inclusive sendo grosseiro com a Dilma, escondendo a Dilma".

Na semana passada, o ex-presidente disse que a correligionária não tinha "jogo de cintura" ou a "paciência que a política exige", e sinalizou que ela não deve fazer parte de um futuro governo dele.

Na entrevista, Ciro também disse não ter nada em comum com outros possíveis candidatos, como o governador paulista João Doria (PSDB) e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos). "A terceira via é uma expressão preguiçosa que a imprensa de São Paulo acabou impondo no debate brasileiro. Eu não tenho nada a ver com Sergio Moro, nada a ver com Doria, é tudo viúva do Bolsonaro", afirmou.

Ele também falou do resultado apontado pelas últimas pesquisas eleitorais, dizendo que são apenas "retratos" do momento.

"Pesquisa é um retrato, e a vida não é um retrato, a vida é filme. Então, você vai ver muitas emoções ainda, mas já passou o fenômeno Sergio Moro, já passou o fenômeno [Luciano] Huck, já passou o fenômeno [Luiz Henrique] Mandetta, já passou uma série de coisas. E eu estou aqui com paciência, humildade, tentando tocar o coração dessa grande nação", declarou.

Levantamentos divulgados na semana passada, Modalmais/Futura Inteligência e XP/Ipespe mostram que Lula e Bolsonaro, até o momento, pontuam mais que a soma de todos os outros candidatos.

Sergio Moro é o único dos nomes da terceira via a atingir 10% das intenções de votos em uma das simulações; no caso, na pesquisa Modalmais, ele teve 10,7% em um cenário sem Doria na disputa, atrás de Lula (42,2%), Bolsonaro (32,9%) e tecnicamente empatado com Ciro (7,5%).

Na entrevista à rádio Grande, Ciro criticou Moro. "Sergio Moro era juiz. Entrou nesse filme, nessa fotografia não porque tem uma obra, porque conhece o país ou sabe onde fica Dourados. Ele não tem a menor ideia da geografia e da economia brasileira. É despreparado, grosseiro. Não sei nem como passou no concurso de juiz", disse.

Ciro tem intensificado os ataques contra Moro, a quem já convidou diversas vezes para um debate. Na última sexta-feira, ele disse que o ex-ministro busca lucrar e ganhar fama com a política.