Topo

Esse conteúdo é antigo

Allan dos Santos cria perfis para xingar Moraes: 'Manda o Mickey me calar'

Caíque Alencar

Do UOL, em São Paulo

10/02/2022 14h02Atualizada em 15/02/2022 15h31

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos criou novo perfil no Instagram e xingou o ministro Alexandre de Moraes, do STF, após dizer que o integrante da Suprema Corte mandou suspender pela segunda vez uma conta criada por ele na rede social.

"Alexandre, o governo americano sabe que eu estou em Orlando. Eu sou vizinho do Mickey. Pede para o Mickey me calar", disse o blogueiro em vídeo publicado para seus seguidores no Telegram.

"Alexandre, a cada conta minha que você derruba, eu coloco no colo do juiz aqui nos Estados Unidos. Derruba mais. Mas derruba mais, mesmo. Que é a única coisa que você pode fazer. Você é um filho da p*. Aqui eu tenho liberdade para falar isso. Você é um safado. Você não vale nada. Você é, sim, amiguinho do PPC. Você é um criminoso. Você é um fora da lei, um vagabundo que não vale nada. Eu vou continuar falando isso onde eu tenho liberdade. Não gostou? Derruba. Eu crio outra", declarou o bolsonarista em outro vídeo, postado ontem no Instagram.

O UOL procurou o STF por meio da assessoria de imprensa, que disse que "o processo envolvendo o citado cidadão corre sob sigilo". Moraes foi indicado ao STF em 2017 pelo então presidente Michel Temer (MDB). Após a indicação, em sabatina feita pelo Senado, ele negou que já tivesse advogado para o PCC.

Os novos perfis de Allan dos Santos

O perfil do blogueiro tinha como nome de usuário "Guerra de Informação", mas foi tirado do ar após ele publicar na semana passada um vídeo chamando o ministro de "cabeça de piroca" e "amigo do PCC". A conta havia sido criada em novembro de 2021.

Após o bloqueio, Santos criou outra conta, dessa vez com o nome "Ele voltou novamente". De acordo com o blogueiro, esse novo perfil também já foi alvo de novo mandado de Moraes para ser tirado do ar.

"Pessoal, saiu mais uma decisão do Alexandre de Moraes para derrubar a conta 'Ele voltou novamente' lá no Instagram. Eu vou criar outra logo que eles derrubarem essa daí. Eu vou anunciar aqui, tá? Peçam para as pessoas seguirem o meu perfil aqui no Telegram que eu vou continuar criando conta. Quantas contas ele derrubar eu vou criar outra nova", afirmou o blogueiro em áudio enviado em seu canal no aplicativo de mensagens russo.

Durante a manhã de hoje a nova conta seguia ativa, mas no início da tarde ela começou a exibir a mensagem de que a página não está mais disponível. O UOL entrou em contato com o Instagram, mas a rede social informou que não vai comentar o caso.

Blogueiro chamou Moraes de 'cabeça de piroca'

No vídeo publicado na semana passada, Allan dos Santos chamou o ministro do STF de "cabeça de piroca" e "amigo do PCC". As ofensas foram ditas por meio de uma música composta pelo próprio blogueiro, após Moraes mandar suspender a conta original dele.

No vídeo, Santos aparece cantando e tocando guitarra. "O cabeça de piroca pensa que pode me calar, mas não esperava que tenho amigos e estou livre agora. O escravo é você, que não pode sair na rua e ainda é amigo do PCC", diz a letra da canção, em referência ao ministro, que já foi alvo de imagens manipuladas nas redes sociais que o associam à facção criminosa.

O escritório de advocacia em que Moraes atuava defendeu a cooperativa de transportes Transcooper, suspeita de ligações com a facção. Moraes alega que o envolvimento da Transcooper com o PCC nunca foi comprovado. Em 2006, época dos ataques do PCC no estado de São Paulo, Moraes era membro do Conselho Nacional de Justiça.

Investigação contra Allan dos Santos

Alexandre de Moraes é relator de um inquérito no STF que investiga ataques à democracia brasileira, o qual tem o blogueiro como um dos alvos. Em outubro do ano passado, o ministro expediu ordem de prisão contra Santos. À época, porém, o blogueiro já estava morando nos Estados Unidos, o que o tornou foragido da Justiça.

Na ocasião, o ministro também determinou o bloqueio de todos os canais e contas de Allan dos Santos em plataformas digitais. A nova, no entanto, que teve sua primeira publicação feita em novembro, não foi contemplada pela decisão de Moraes. Conforme apuração do UOL, o novo perfil não é alvo de ordem judicial. O inquérito corre em segredo de Justiça.

Fora do Brasil, Allan dos Santos tem usado o novo perfil para divulgar como está sua vida no exterior. Em algumas das publicações, ele aparece posando ao lado de armas e caminhando pela cidade. O blogueiro também usa o perfil para fazer transmissões ao vivo e conversar com seus seguidores.

O principal meio de comunicação de Allan dos Santos, porém, é o Telegram. O aplicativo russo de troca de mensagens é semelhante ao WhatsApp e não tem representante no Brasil, o que fez o Tribunal Superior Eleitoral colocar a plataforma no radar para a disseminação de desinformação no país, sobretudo nas eleições deste ano.