Conteúdo publicado há 5 meses

Quaest: Aprovação do governo Lula fica estável no país, mas sobe no Sul

A aprovação geral do governo Lula (PT) se manteve estável no país, registrando 33% em pesquisa divulgada pela Genial/Quaest nesta quarta-feira (8). A avaliação positiva oscilou 2% em comparação com o levantamento de fevereiro, dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais.

O que aconteceu

Avaliação negativa do governo Lula variou de 34% para 33%, enquanto a regular aumentou de 28% para 31%. Não souberam ou não responderam, 3%.

Levantamento entrevistou 2.045 pessoas, entre 2 e 6 de maio. O nível de confiança é de 95%.

No recorte por regiões, o governo Lula registrou aumento da aprovação no Sul, variando de 25% a 34%. A avaliação negativa se manteve estável, de 42% a 41%, e a regular caiu de 31% para 25%. Não souberam ou não responderam, 1%.

Margem de erro máxima para o Sul é de 6 pontos percentuais. No Nordeste, esse percentual é de 4 p.p; Sudeste, 3 p.p; Centro-Oeste/Norte, 5p.p. As avaliações positivas e negativas do governo Lula nas outras regiões se mantiveram estáveis.

Pesquisa também mostra que a aprovação geral do governo Lula entre quem votou no petista no 2º turno de 2022 caiu de 65% para 61%. A regular variou de 28% para 33%, enquanto a negativa se manteve em 5%. Não souberam ou não responderam, 2%.

Trabalho de Lula

O levantamento da Genial/Quaest também analisou especificamente o trabalho do presidente Lula. A aprovação se manteve estável, variando de 51% a 50%, enquanto a negativa aumentou dentro da margem de erro, de 46% para 47%. Não souberam ou não responderam, 3%.

Mais uma vez, a região Sul foi a única que registrou aumento além da margem de erro, passando de 40% para 47%. A margem de erro máxima para o Sul é de 6 pontos percentuais. No Nordeste esse percentual é de 4 pontos percentuais; Sudeste, 3 p.p; Centro-Oeste/Norte, 5 p.p.

Continua após a publicidade

O trabalho de Lula registrou uma queda na aprovação entre os homens, saindo de 51% em fevereiro para 47% em maio. Entre as mulheres, a avaliação positiva se manteve estável, passando de 51% para 54%. A margem de erro máxima para os homens e para as mulheres é de 3 pontos percentuais cada.

O levantamento ainda perguntou aos entrevistados se o Brasil está indo na direção certa ou errada. Para 49%, o país está na direção errada, superando os 43% de dezembro, última vez em que essa pergunta havia sido feita. Os que acreditam na direção certa chegam a 41%, contra 45% no último levantamento. Não souberam ou não responderam, 10%.

Economia

A pesquisa Genial/Quaest perguntou como a economia do Brasil se saiu nos últimos 12 meses. Piorou (manteve 38%), ficou do mesmo jeito (34% para 32%) e melhorou (26% para 27%) foram respostas que se mantiveram estáveis. Não souberam ou não responderam, 3%.

A expectativa para os próximos 12 meses também se manteve estável em comparação a fevereiro. Os que responderam que melhorará variou de 46% para 48%; piorar, 31% para 30%; ficar do mesmo jeito, se manteve em 19%. Não souberam ou não responderam, 3%.

Deixe seu comentário

Só para assinantes