Topo

Doria ganhou as prévias, mas tem que conquistar o PSDB, afirma José Aníbal

Colaboração para o UOL

10/02/2022 18h33

Em entrevista ao UOL News da noite de hoje, o senador José Aníbal (PSDB-SP) avaliou a viabilidade da pré-candidatura do governador de São Paulo, João Doria, pelo PSDB para a disputa pela presidência da República. Segundo ele, Doria venceu as prévias do PSDB, no entanto, ainda precisa conquistar a sigla.

"Doria teve indicação a presidente pelas prévias. Mas ele não teve o partido. Ele tem que conquistar o partido e fazer um trabalho que possa levá-lo ao crescimento na sociedade. Senão vamos ficar aí com uma expressão quase nenhuma", observou o senador.

Aníbal citou na entrevista a pesquisa Quase/Genial divulgada ontem que mostra o governador de São Paulo com apenas 3% de intenções de voto no primeiro turno do pleito deste ano.

"Alguma coisa não está criando credibilidade e confiança na candidatura daquele que foi eleito nas prévias", disse.

O senador elencou alguns fatores que, na visão dele, podem ter atribuído a baixa avaliação de Doria.

Primeiro, citou Aníbal, foi a situação de antagonismo entre São Paulo e o governo federal com relação às vacinas contra a covid-19. "Um antagonismo cientificamente totalmente correto, com São Paulo a favor [da vacina]. Mas talvez tenha passado do ponto e a população tenha entendido que ali tinha um viés político mais forte do que o propósito de atender com o fornecimento das vacinas", argumentou.

"E [a população] não deu o crédito que se podia imaginar que ele teria por ter conseguido antes do governo federal a vacina e que ajudou muito o processo de vacinação", acrescentou.

O senador também incluiu na lista um "excesso de marketing", que não trouxe resultados positivos para o tucano, além da dificuldade de transitar dentro do partido.