Topo

Botelho: Viagem de Bolsonaro à Rússia é campanha eleitoral muito cara

Colaboração para o UOL

14/02/2022 18h58

O colunista Augusto de Arruda Botelho acredita que a ida do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Rússia, em meio à tensão entre o país comandado por Vladimir Putin e a Ucrânia, "é uma campanha eleitoral muito cara".

Muito cara, explicou Botelho, em participação ao UOL News, porque está sendo paga pelo dinheiro dos brasileiros e porque coloca o Presidente da República em risco, uma vez que ele vai ficar em uma área, neste momento, perigosa.

"Se naquele momento em que essa viagem foi marcada já seria pouco eficaz do ponto de vista de novos acordos comerciais e para a economia brasileira, neste momento ela não serve para absolutamente nada, a não ser para tentar colher algum fruto para alguma campanha interna", avaliou.

Ainda para Botelho, na Rússia, o mandatário brasileiro vai tirar fotos e tentar mostrar para o eleitorado que é um líder mundial e numa narrativa quase infantil: mostrar que é um líder mundial destemido.

Bolsonaro embarcou hoje para Moscou e deve chegar na capital russa amanhã. Na quarta-feira (16), o presidente vai se encontrar com Putin. Segundo informou o presidente ucraniano, nesse mesmo dia está marcado para ocorrer um possível ataque russo ao país.