Topo

Esse conteúdo é antigo

Flávio critica reclamação de Randolfe contra Aras e diz que vai denunciá-lo

Colaboração para o UOL, em Maceió

17/02/2022 19h39Atualizada em 18/02/2022 12h20

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou em vídeo que circula pelas redes sociais que vai protocolar uma representação no Controle de Ética do Senado contra o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), após o parlamentar sugerir o impeachment do procurador-geral da República, Augusto Aras, frente ao que ele classifica como inépcia do PGR em relação às recomendações feitas pela CPI da Covid sobre as atitudes tomadas pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), em meio a crise sanitária.

Em vídeo, Flávio disse ter ficado "indignado" com os "ataques" feitos por Randolfe a Aras e também ao MPF (Ministério Público Federal), e acusou o colega de tentar interferir politicamente para "impor sua vontade política e interesses pessoais sobre investigações sérias".

"Uma verdadeira interferência política sobre o Ministério Público. Vários crimes cometidos [que] configuram, sim, uma obstrução de justiça, razão pela qual vou protocolar uma representação no Conselho de Ética contra o senador Randolfe Rodrigues por ter quebrado o decoro parlamentar", afirmou Flávio.

O senador Randolfe Rodrigues ironizou a defesa do colega Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao Ministério Público. Pelo Twitter, ele disse que a situação é "inusitada".

"É inusitado ver o Sr. Flávio Bolsonaro defendendo o Ministério Público. Logo ele, que é um cliente tão assíduo do órgão", escreveu.

Nesta semana, Randolfe Rodrigues, que foi vice-presidente da CPI da Covid, apontou prevaricação de Augusto Aras por não dar prosseguimento às ações da Comissão. Segundo o parlamentar, o pedido de deposição do PGR "está no radar" dos 17 membros do Observatório da Pandemia, "que é o herdeiro da CPI da Pandemia".

No começo do mês, Rodrigues já havia dito que vai coletar assinaturas para pedir o impeachment de Augusto Aras, após o procurador questionar as provas apresentadas pela CPI da Covid, que, segundo ele, estariam "desconexas e desorganizadas".

Ontem, em entrevista à CNN, Randolfe disse que a CPI não acabou em pizza, mas que Aras se comporta como "pizzaiolo", ao atrasar propositalmente o avanço das investigações feitas pela Comissão, que indiciou 78 pessoas, entre elas Jair Bolsonaro e mais duas empresas.

"A CPI não acabou em pizza. Quem é o pizzaiolo e está confeccionando a pizza, o endereço é na PGR. É lá que está o forno da pizza preparado", disse o parlamentar.

Segundo Randolfe, os senadores cogitam enviar petição para que a PGR tome alguma medida a respeito do relatório da CPI e não descartam "nenhuma hipótese para impor a ele [Aras] o cumprimento de seu papel, seja ele o remédio do impeachment, seja por uma ação de investigação no STF". "Queremos que Aras faça o serviço dele", afirmou.

Durante a entrevista, o ex-vice-presidente da CPI também rebateu as críticas de Aras e disse que o procurador-geral "faltou com a verdade" ao dizer que a comissão não apresentou provas relativas aos indiciados. "Além de estar atrasando, prevaricando no seu ofício, o senhor vem à televisão faltar com a verdade com os brasileiros", disse Randolfe.

O relatório da CPI da Covid foi entregue à PGR no dia 27 de outubro e, de acordo com o senador, "tem um link para as provas, para cada uma das acusações feitas. "É só ele procurar lá", completou o parlamentar.