Topo

Esse conteúdo é antigo

Adversários, Castro e Freixo discutem em meio à tragédia de Petrópolis

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/02/2022 19h08Atualizada em 19/02/2022 18h59

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) discutiram hoje no Twitter em meio à tragédia das chuvas que deixaram ao menos 136 mortos em Petrópolis, na Região Serrana do estado. Castro e Freixo são adversários políticos — este último deve se candidatar ao governo do RJ em outubro deste ano.

Castro disse que Freixo é "o maior oportunista que eu conheci em toda a minha vida" e chamou o parlamentar de "Zé do Caixão".

"Marcelo Freixo, você é o maior oportunista que eu conheci em toda a minha vida! Você só sabe fazer politicagem em cima do sangue e da tragédia das pessoas! É uma espécie de ZÉ DO CAIXÃO da política! Vem a Petrópolis mentir, criar intrigas e gerar confusão", disparou o governador.

O deputado pediu para Castro manter a "serenidade" e aceitar a ajuda "rapidamente de quem oferecer".

"Governador @claudiocastroRJ, não é hora de atacar e brigar. O momento é de união, porque tem muita gente em risco e muito trabalho a ser feito. Aceite ajuda rapidamente de quem oferecer, mantenha a serenidade e vamos ao trabalho", argumentou o deputado.

Mais cedo, Freixo havia anunciado um PL (Projeto de Lei) para destinar o dinheiro da "Taxa do Príncipe" para a reconstrução de Petrópolis. A taxa, chamada laudêmio, deve ser paga aos herdeiros do imperador Pedro 2º em razão da ocupação do terreno na região da tragédia.

"Liguei para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que prometeu que irá colocar o projeto em votação", afirmou Freixo ao colunista do UOL Leonardo Sakamoto.