Topo

Esse conteúdo é antigo

Recepção a brasileiros vindos da Ucrânia tem Michelle e Bolsonaro com cães

Eduardo Militão e Luciana Amaral*

Do UOL, em Brasília

10/03/2022 14h04Atualizada em 10/03/2022 17h30

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, receberam hoje (10) os brasileiros que fugiram da Ucrânia e foram repatriados em voo da FAB (Força Aérea Brasileira). Além de cumprimentar famílias, Michelle pegou no colo cachorros que vieram nos voos.

A primeira-dama também estava acompanhada de um dos próprios cachorros, Nestor, que ela afirmou ser adotado. Michelle brincou que o outro cão da família não quis ir ao evento porque "ficou metido" após virar um "cão presidencial".

Como já havia informado a colunista Thaís Oyama no videocast O Radar das Eleições, a campanha de Bolsonaro à reeleição presidencial usará frequentemente a imagem da primeira-dama.

Segundo ela, a ideia partiu de um "núcleo duro" que já planeja a campanha do presidente: Ciro Nogueira (PP), Valdemar Costa Netto (PL), Flávio Bolsonaro (PL) e o possível marqueteiro do projeto, Duda Lima. Outros fatores pesam a favor dessa maior presença de Michelle na campanha, como a tentativa de atrair simpatia de mulheres e evangélicos.

insta - Reprodução/Instagram Michelle Bolsonaro - Reprodução/Instagram Michelle Bolsonaro
Michelle Bolsonaro compartilhou imagem com cachorro no Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram Michelle Bolsonaro

Em seu Instagram, a primeira-dama compartilhou uma foto com um cachorro na recepção. Michelle também publicou um vídeo da chegada dos brasileiros, destacando que vieram acompanhados de seus pets. Ela usou a hashtag #nenhumpetficapratrás

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promoveu a liberação do transporte de animais de estimação para que eles pudessem voltar ao Brasil com os seus donos. No momento da chegada, os passageiros foram orientados pela Vigiagro (Vigilância Agropecuária Internacional) quanto aos procedimentos sanitários internos a serem adotados em relação aos animais.

Presença de bolsonaristas e ativistas

O evento de repatriação contou com a presença de diversos políticos aliados a Bolsonaro, como Magno Malta e a deputada federal Bia Kicis (União Brasil-DF). Além dos políticos, a ativista Luísa Mell também estava presente.

Ela contou ao UOL que foi procurada por uma das brasileiras que fugiu da Ucrânia pedindo ajuda para trazer seu cachorro de volta. "É uma emoção muito grande poder fazer parte disso. Tivemos esse final feliz e justo", disse.

No total, o voo trouxe 43 brasileiros, 19 ucranianos com familiares brasileiros, 5 argentinos, 1 colombiano, 8 cachorros e 2 gatos.

Voos comerciais

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, indicou que a ajuda do governo federal aos próximos brasileiros que queiram retornar ao país fugindo da guerra na Ucrânia deverá acontecer por meio de voos comerciais.

"Ficaria mais econômico, nós mandarmos retirar através de voo comercial. [...] A gente já colocou mais aeronaves em prontidão, mas, na verdade, pelo número que temos hoje registrado lá na embaixada do Brasil em Kiev, ficaria mais econômico trazer para o Brasil, repatriar, por voo comercial", declarou.

*Colaborou Sara Baptista, do UOL, em São Paulo.