Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio: Conselho de Ética da Câmara discutirá denúncia contra Gabriel Monteiro

O vereador do Rio Gabriel Monteiro - Renan Olaz/CMRJ
O vereador do Rio Gabriel Monteiro Imagem: Renan Olaz/CMRJ

Rai Aquino

Do UOL, em São Paulo

28/03/2022 14h26Atualizada em 28/03/2022 17h07

O Conselho de Ética da Câmara de Vereadores do Rio marcou para esta terça-feira (29) uma reunião para discutir as denúncias de assédios moral e sexual, estupro, manipulação de vulnerável e desvio de função de funcionários contra o vereador bolsonarista Gabriel Monteiro (sem partido).

As denúncias foram feitas ontem pelo Fantástico, da TV Globo, que ouviu cinco pessoas que trabalharam para Monteiro na Câmara do Rio. Youtuber com 23 milhões de seguidores nas redes sociais e ex-PM, Monteiro foi o terceiro vereador mais votado no Rio nas eleições de 2020.

De acordo com a assessoria do vereador Alexandre Isquierdo (União Brasil), presidente do Conselho de Ética da Casa, até o momento não foi formalizada nenhuma denúncia sobre o conteúdo mostrado na reportagem, o que não impede o colegiado de discutir a questão.

Para uma denúncia ser aceita no Conselho de Ética da Câmara do Rio ela precisa da assinatura de pelo menos 17 dos 51 vereadores, ou ser feita através de iniciativa da mesa diretora do colegiado.

Além das acusações exibidas na reportagem, Gabriel é alvo de outras sete denúncias registradas no Conselho de Ética (veja a relação mais abaixo). A reunião desta terça, no entanto, será focada no material revelado ontem.

"Precisamos saber quais acusações foram registradas na polícia, em boletins de ocorrência. É também importante esclarecer se seu gabinete na Câmara do Rio é uma espécie de 'departamento' de sua atividade como youtuber, muito lucrativa, aliás, e borrando a necessária fronteira entre o público e o privado. Tudo isso, se confirmado, caracterizaria evidente quebra de decoro parlamentar", disse o vereador Chico Alencar (PSOL), integrante da Comissão de Ética.

Procurado pelo UOL, a assessoria de Gabriel Monteiro disse que o vereador tem se manifestado através de seus perfis nas redes sociais sobre as denúncias.

"Diferentemente da reportagem ele apresentou provas, gravações contextualizaras. Tudo está sendo esclarecido e essas pessoas serão devidamente processadas", afirmou, em nota.

As denúncias contra o vereador no Conselho de Ética

  1. MPRJ: dizer que indicaria a maior honraria policial a quem matasse ou prendesse os assassinos do PM Derinaldo Cardoso dos Santos, em 5 de dezembro de 2020
  2. MPRJ: fiscalização sem autorização de abrigo de menores em 19 e 24 de março de 2021
  3. CER Leblon: fiscalização da unidade de saúde sem autorização em 26 de março de 2021
  4. Hospital Municipal Albert Schweitzer: fiscalização da unidade de saúde sem autorização nos dias 6 e 11 de abril de 2021 (duas denúncias)
  5. Uerj: afirmou que professores da universidade fumam maconha na frente de alunos, em entrevista ao Pânico, da Jovem Pan, em 4 de junho de 2021
  6. PM: entrega de identidade funcional