André Mendonça toma posse como ministro substituto do TSE
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça tomou posse hoje como membro substituto do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Com isso, o magistrado atuará quando um dos ministros titulares estiverem ausentes ou impedidos comparecer aos julgamentos.
Mendonça ocupou uma das vagas destinadas a ministros do STF, aberta após o ministro Ricardo Lewandowski assumir uma cadeira efetiva na Corte Eleitoral. O magistrado foi eleito no dia 17 de março pelo plenário do STF.
O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do STJ (Superior Tribunal de Justiça), e dois advogados com notório saber jurídico, nomeados pelo presidente da República.
Além de Lewandowski, ocupam as cadeiras efetivas os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes. Cármen Lúcia e Kassio Nunes Marques também são substitutos.
Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), André Mendonça tomou posse no Supremo em dezembro de 2021. Ele ocupou a vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio, que foi empossado em 1990 e aposentado compulsoriamente ao completar 75 anos. Essa foi a segunda indicação de Bolsonaro, que em 2020 indicou Nunes Marques para a cadeira de Celso de Mello, que também se aposentou
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.