Topo

Esse conteúdo é antigo

Mariliz: Lula erra ao trazer aborto para o debate e incendeia bolsonarismo

07/04/2022 09h56

Colunista do UOL, Mariliz Pereira Jorge disse que Lula (PT) errou ao defender a legalização completa do aborto no Brasil. Ela participou do UOL News nesta quinta-feira (7) e explicou que a declaração do petista incendeia os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) e que a questão precisa ser tratada com mais cuidado.

"O Lula acerta quando fala que o aborto é questão de saúde pública, mas erra ao trazer esse debate agora. Ele apenas incendeia o bolsonarismo. A questão do aborto é delicada. É uma das que mais pega na sociedade que tem valores morais muito ligados a religião", explicou Mariliz.

Ela também destacou que o momento atual é de garantir que os direitos atuais relacionados ao aborto sejam cumpridos corretamente - atualmente a interrupção da gravidez é permitida em casos de estupro, de bebês anencéfalos e quando há risco para a vida da mulher.

"Tem uma parcela da população que ainda é contra o abordo nas medidas da lei atual. E em nenhum dos governos dele (Lula) e da Dilma essas questões foram trazidas para debates públicos. O aborto é legalizado em mais de 70 países e a agente tem uma legislação parecida com o Afeganistão e o Irã", apontou Mariliz.

Josias de Souza, colunista do UOL, participou do debate e destacou que Lula tratou da questão de forma superficial.

"No primeiro semestre de 2020, quase 81 mil mulheres foram atendidas no SUS em função de abortos mal sucedidos. E só 1024 abortos foram feitos conforme previsto em lei. Uma situação como essa mostra que o aborto é uma questão de saúde publica. Seria razoável que o tema fosse discutido com a complexidade que tem. E Lula vem e faz essas declarações que trata o tema com a profundidade que formiguinha pode atravessar com água pelas canelas. Não é razoável que um candidato que é favorito nas pesquisas se comporte dessa maneira", criticou Josias.

Mariliz completou dizendo que Lula usa essas declarações para falar com o eleitorado mais radical, em uma estratégia que também é usada pelo rival dele, Bolsonaro.

"O Lula às vezes recorre para a retórica usada pelo próprio Bolsonaro, que é falar as coisas que seu eleitor tradicional quer ouvir. São falas que falam direto com o eleitorado dele, que tem um entendimento favorável sobre legalizar aborto em todas situações, não apenas as previstas em lei. E não ajuda nada do debate, não traz mais informação para quem precisa e só incendeia o bolsonarismo", concluiu Mariliz.

  • Assista ao UOL News e veja a análise completa de Mariliz e do colunista Josias de Souza sobre as declarações do ex-presidente Lula: