Topo

Esse conteúdo é antigo

Isa Penna após Olim falar que denúncia é 'mais 5 minutos de fama': Machista

A deputada Isa Penna (PCdoB-SP) rebateu o Delegado Olim - José Antonio Teixeira/Alesp
A deputada Isa Penna (PCdoB-SP) rebateu o Delegado Olim Imagem: José Antonio Teixeira/Alesp

Colaboração para o UOL, em São Paulo*

25/04/2022 18h01Atualizada em 25/04/2022 19h25

A deputada estadual Isa Penna (PCdoB-SP) rebateu hoje o pedido de desculpas do Delegado Olim (PP) após a repercussão de uma entrevista em que ele declarou que ela teve "sorte" por ter sido vítima de assédio sexual e poderá se reeleger por causa da divulgação do caso.

Na quinta-feira (21), em entrevista ao SP2, da TV Globo, Olim pediu desculpas pela fala, mas, ao comentar a denúncia que Isa deve fazer contra ele na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), declarou que a ação era "mais 5 minutos de fama" da parlamentar.

Isa foi vítima de assédio sexual pelo deputado estadual Fernando Cury (sem partido), que foi filmado, no plenário da Alesp, apalpando a parlamentar, em dezembro de 2020. A Alesp decidiu afastar Cury do cargo por seis meses e ele se tornou réu por importunação sexual.

Em nota ao UOL, na última semana, a parlamentar disse que entrará com representação na Alesp contra Olim para pedir o seu afastamento do Conselho de Ética da Alesp, do qual é membro. Olim também é relator do caso Arthur do Val (União Brasil-SP), que renunciou ao cargo após ter áudios sexistas vazados.

Na verdade, eu me expressei mal. Eu queria dizer que a deputada Isa Penna, quando aconteceu esses fatos, fatos esses infelizes e repugnantes para mim, de um assédio que ela teve de um deputado desta Casa, que ela ficou muito mais conhecida, nada mais do que isso. Como eu me expressei mal até peço desculpas. (...) O jeito que eu coloquei, que eu errei, me expressar, ela está no direito dela [de denunciar] e tudo bem, mais cinco minutos de fama, sem problema nenhum. Delegado Olim em entrevista ao SP2, da TV Globo, na quinta-feira (21)

Hoje, Isa foi até o Twitter para repudiar a nova declaração do colega de Casa. A data mencionada por Isa é a da reportagem em texto foi publicada no Portal G1, no entanto, a fala de Olim foi transmitida no telejornal SP2, na noite anterior (21). Ela deve concorrer ao cargo de deputada federal no pleito deste ano.

"'Mais 5 minutos de fama'. É desse jeito que o Olim, em entrevista ao @g1 que foi ao ar dia 22, considera a minha resposta. Primeiro diz que foi 'sorte', 'brincadeira', e agora que quero fama. Típico machista minimizando a misoginia que acompanha o caráter", disparou a deputada estadual.

Na sequência, a deputada comentou a fala de Olim em que o político afirmou que Fernando Cury teria bebido no gabinete antes de apalpar Isa em plenário.

Em entrevista na última semana, Olim minimizou o assédio sofrido pela vítima e disse que Cury é um "cara do bem" e que nunca se esquecerá das acusações de assédio.

'Eu mereço respeito', desabafa Isa

Isa também desabafou sobre ter que conviver com Fernando Cury e ainda ter que lidar com declarações "desnecessárias" de colegas que minimizam o episódio.

"A continuação do meu assédio tem que acabar! Por isso falo mais uma vez a toda sociedade: essa batalha não acabou! Cury, um homem que assediou de forma flagrante uma deputada não pode ser candidato, não pode representar a sociedade brasileira", completou.

Por fim, a parlamentar ainda disse que Arthur do Val "usa meu assédio como desculpas de seus erros". Isa ainda pediu para que as vítimas de assédio denunciem os seus casos.

Entenda o caso

O deputado estadual Delegado Olim disse na noite de quarta-feira (20) que a deputada Isa Penna (PCdoB-SP) teve "sorte" por ter sido vítima de assédio sexual de um parlamentar. Na ocasião, em nota ao UOL, a parlamentar disse que entrará com representação na Alesp contra Olim para pedir seu afastamento.

A declaração de Olim ocorreu enquanto ele era entrevistado pelo comediante Rogério Vilela no podcast Inteligência Ltda.

Olim explicava as diferenças entre o caso de Arthur do Val quando foi interrompido por Vilela, que disparou: "O cara deu uma apalpada nas tetas da mulher", disse o apresentador, em meio a risadas enquanto falava.

Isa Penna, que sorte a dela. Ela vai se eleger por causa disso [assédio de Cury]. Sim, ela só fala nisso. Delegado Olim em entrevista a um podcast

Na sequência, Olim minimizou caso de assédio sexual contra a parlamentar ao afirmar que Cury é um "cara do bem" e que nunca se esquecerá das acusações de assédio após o ato contra Isa Penna.

*Com Beatriz Gomes e Isabella Cavalcante, do UOL e colaboração para o UOL, em São Paulo