Topo

Esse conteúdo é antigo

Isa Penna vai pedir afastamento de Olim por comentário sobre assédio

Sara Baptista

Do UOL, em São Paulo*

21/04/2022 10h19Atualizada em 21/04/2022 15h05

A deputada estadual Isa Penna (PCdoB-SP) vai entrar com uma representação no Conselho de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) contra o também deputado Delegado Olim (PP) para pedir seu afastamento do Conselho de Ética da Casa. Em entrevista na noite de ontem, Olim afirmou que a deputada teve "sorte" de ter sido assediada por Fernando Cury (sem partido).

"É inaceitável a postura do deputado estadual Delegado Olim. O comportamento lamentável de Olim no podcast, trata com deboche a realidade vivida por milhões de mulheres todos os dias no Brasil, o que ilustra a gravidade da violência de gênero que mancha a política e a democracia brasileiras", diz uma nota enviada pela assessoria de Isa Penna.

Durante uma participação no podcast Inteligência Ltda., Olim falou sobre as possíveis diferenças, segundo ele, entre os casos de Arthur do Val (União Brasil), que teve a cassação aprovada no Conselho de Ética da Alesp e renunciou ao cargo após ter áudios sexistas vazados, e o de Fernando Cury, que apalpou os seios de Isa Penna no plenário da Assembleia e teve como punição uma suspensão de seis meses.

Isa Penna, que sorte a dela. Ela vai se eleger por causa disso [assédio de Cury]. Sim, ela só fala nisso.
Delegado Olim

O deputado ainda defendeu que Cury é um "cara do bem" e que nunca se esquecerá das acusações de assédio após o ato contra Isa Penna, que deve concorrer ao cargo de deputada federal no pleito deste ano.

"É inaceitável qualquer sugestão de ganho político a partir de um ato explícito de violência contra a mulher, assim como tentativas espúrias de buscar nisso um ganho pessoal político", diz Isa Penna.

A fala de Olim foi reproduzida por Arthur do Val nas redes sociais como forma de argumentar que ele está sendo perseguido pelos outros parlamentares, o que também foi criticado pela deputada.

Arthur do Val está inelegível, apesar da manobra que tenta orquestrar. Não irei tolerar qualquer tipo de tentativa de desvirtuar um debate que é sério e urgente. Arthur do Val tenta fugir da punição por ter, sim, dito frases sexistas e degradantes sobre as mulheres. Que seu caso sirva de lição para todos os parlamentares, que devem saber que os ataques contra as mulheres brasileiras serão, sim, punidos
Isa Penna

Além da representação contra Olim, a parlamentar estuda pedir punição contra Arthur do Val e uma nova punição a Fernando Cury.

*Com Beatriz Gomes e Isabella Cavalcante, em colaboração para o UOL e do UOL, em São Paulo